Reconhecimento de síntese por voz no GNU/Linux

Conforme afirmado no tutorial “Configurando o Linux para deficientes visuais“, “uma das grandes dificuldades de quem possui necessidades especiais é a inclusão digital, e sem dúvida, os cegos são os que mais sofrem com isso. Para tanto, eles contam com milhares de programas, como o VirtualVision, no sistema operacional Windows, e quando esses têm a vontade de migrar para o software livre, têm a dificuldade em encontrar e instalar programas que leiam a tela ou textos (…)”.

Vale lembrar que, não apenas para ler o que está escrito na tela, uma boa integração entre o deficiente e o micro também devemos configurar um bom suporte ao reconhecimento de voz, que aciona determinados comandos e ações quando solicitados via microfone.

Apresentando uma solução alternativa do assunto em questão, Éderson Luiz Honorato dos Santos publicou no site Viva o Linux um artigo intitulado “Reconhecimento de síntese por voz no GNU/Linux”. Leia a descrição:

“Nesse pequeno manual quero mostrar como fazer a integração de dois excelentes programas para reconhecimento de voz no Linux, o Sphinx e o Festival, utilizando uma interface feita em Perl chamada PerlBox-Voice.”

E um trecho (introdução): “Recentemente o reconhecimento de voz no Linux melhorou bastante, relembrando que em outras plataformas existem aplicativos de reconhecimento de voz bastante satisfatórios, mas existe um porém, esses aplicativos são proprietários e custam caro.

Como não poderia ser diferente, existem alternativas livres como o Cvoicecontrol, mas ao que parece o seu desenvolvimento foi interrompido á algum tempo.

Há pouco tempo conheci o Sphinx, um utilitário de reconhecimento de voz desenvolvido pela Carnegie Mellon University, que usado em conjunto com o Festival fornece uma ferramenta de reconhecimento de voz espetacular.

Nesse pequeno manual quero mostrar como fazer a integração desses dois excelentes programas utilizando uma interface feita em Perl chamada PerlBox-Voice.”

O artigo está dividido entre as seguinte seções:

  1. Introdução
  2. Integração do Sphinx2 e Festival com PerlBox-Voice
  3. Executando e configurando o PerlBox-Voice

Veja o artigo completo em:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=8282

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X