Memristor: o quarto componente eletrônico fundamental

Memristor: o quarto componente eletrônico fundamental

Pesquisadores da Hewlett Packard (HP) fizeram o anúncio de um novo componente eletrônico projetado e construído pela empresa em 2005, e desde então chamado de crossbar latch. A após dar um salto na pesquisa em 2007, somente agora foi anunciado como um memristor, feito a partir da teoria de Leon Chua em 1971, e que seria o quarto componente eletrônico básico. Vale lembrar que a HP afirmou estar pronta para produção em nível industrial, podendo então abrir “caminho para o desenvolvimento de computadores que não perdem dados quando desligados da tomada”.

Este é o tema da notícia “Memristor: cientistas comprovam existência do quarto componente eletrônico fundamental”, publicada no site “Inovação Tecnológica“:

“Leon Chua, professor da Universidade de Berkeley, afirmou que o memristor – uma junção livre que ele fez dos termos memória e resistor – seria o quarto componente eletrônico fundamental – ao lado do resistor, do capacitor e do indutor – e que ele teria propriedades que não poderiam ser duplicadas por nenhuma combinação desses três outros componentes.

A propriedade mais importante desse novo componente passou a ser conhecida como “memresistência”, o que na prática significa que o memristor é uma memória resistiva, que não perde os dados quando a energia é desligada.”

img

Veja a notícia original em:

http://www.inovacaotecnologica.com.br

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X