Opera 9.5 beta está mais rápido ao rodar JavaScript

Por:

O site ArsTechnica.com publicou um breve artigo sobre o Opera 9.5 beta, destacando a rapidez do mesmo. Fui conferir, e realmente: o Opera 9.5 beta está muito mais ágil.

A compatibilidade com as páginas e padrões web hoje vem sendo o ponto alvo dos navegadores (até o IE8 que o diga). Mas além disso, os browsers lutam para serem os mais rápidos, consumindo menos recursos da máquina. Nesse ponto destaca-se o Firefox 3, além do Safari, com a mais rápida montagem da página segundo vários testes.

O Opera atingiu um grande marco na versão 9, onde se tornou muito mais compatível com os padrões web e com uma conquista dos usuários que veio com a versão 8.5, a retirada dos anúncios na versão gratuita para PCs. Agora prepara-se para dar mais um salto.

O Opera 9.5 beta 2 tem o instalador pequeno, perto de seus concorrentes IE e Safari (ficando em torno de 5 a 7 MB, considerando as variações de pacotes com e sem idiomas adicionais). O que melhora bastante na versão 9.5 é o desempenho, especialmente do JavaScript.

Em diversos testes que exploram funções em JavaScript, o Opera 9.5 beta 2 geralmente se sai mais rápido do que as versões anteriores do Opera, deixando o IE e Firefox bem atrás (algumas vezes se saindo até duas vezes mais rápido).

Alguns benchmarks para verificar a velocidade em operar com JavaScript podem ser encontrados nesta página:

http://andrew.hedges.name/experiments/speed_test/

A versão em desenvolvimento também tem um item para controlar a exibição ou não das imagens, diretamente na barra de status. Hoje em dia há muitas conexões banda larga, a idéia de bloquear imagens nas páginas vem dos velhos e duros tempos da discada. Ainda assim, pode ser interessante pois diminui drasticamente o tempo de carregamento das páginas.

Quanto ao futuro do Opera, ele ainda peca em extensões. Se quiser concorrer de verdade com o Firefox, deverá abrir ao público uma plataforma de desenvolvimento de extensões à altura do que existe no Firefox.

Download do Opera beta:

http://www.opera.com/products/desktop/next/

Referência:

http://arstechnica.com/[…]improves-speed-adds-features.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X