Sun compra Montalvo, startup de processadores

Por:

A Sun não desiste mesmo de produzir processadores próprios para seus dispositivos, em vez de “terceirizar” completamente e passar a usar apenas Intel ou AMD – apesar de já usá-los também. Cada vez mais ela vem buscando recursos e comprando empresas e projetos, levando seus processadores adiante – sem muito barulho, mas caminhando.

Dessa vez ela comprou a Montalvo Systems, uma startup produtora de processadores. O valor da aquisição não foi revelado.

Os trabalhos da Montalvo se dão com base em processadores de baixa capacidade, que podem competir com alguns chips da Intel e da AMD. São processadores de vários núcleos, mas um pouco diferentes do conceito “multi-core” que virou padrão na informática nos últimos anos.

Em vez de terem núcleos idênticos, como trabalham os processadores das outras empresas, eles têm núcleos diferentes. Um ou mais núcleos são mais importantes, e alguns secundários executam algumas outras tarefas. Dependendo da aplicação, como um servidor específico ou dispositivo embarcado, eles podem ser mais vantajosos no ponto de vista de economia de energia. Apesar de não ser um grande sucesso nem aparecer na mídia atualmente, o design desses processadores chama a atenção e pode ser melhor aproveitado pela Sun.

A Montalvo atuava de forma similar à PA Semi, que foi adquirida pela Apple no começo da semana passada.

Referências:

http://www.theregister.co.uk/2008/04/24/sun_buys_montalvo/

http://idgnow.uol.com.br/[…]comprada-pela-sun-microsystems/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X