Eee PC com processador Atom será lançado em junho

Por:

A Asus anunciou que lançará uma versão do Eee PC com processador Intel Atom em junho, e pretendem ter um modelo com tela de 10 polegadas ainda em 2008. O anúncio foi feito por Jerry Shen, presidente da Asustek. O novo Eee será lançado na Computex, que acontecerá em junho, em Taipé. Unindo desempenho e mobilidade, o processador Atom é voltado aos ultraportáteis, destacando-se por ser muito pequeno e consumir pouca energia – entre 0,6 e 2,5 W.

A Asus vendeu mais de um milhão de unidades do Eee PC nas suas diversas configurações, e pretendem ir muito além usando o processador Atom. Espera-se que a versão com o Atom seja a de maior sucesso não só no Eee PC, mas comparando-se a todos os ultraportáteis existentes até agora.

Segundo a Intel, já existem mais de 25 UMPC (ultra mobile PC) de baixo custo em desenvolvimento, que usarão o Atom. Fabricantes como ECS, Acer, Microstar e Gigabyte têm planos para lançarem também seus micro-notebooks com Atom.

Apesar de ser focado em mercados em desenvolvimento, esses PCs ultraportáteis atraem várias pessoas de lugares mais ricos. Segundo Jerry Shen, cerca de 40% das unidades do Eee PC vendidas ficaram para a Europa.

É curioso como até pouco tempo atrás os computadores ultraportáteis eram caros, bem além dos notebooks tradicionais, sendo vistos como objetos de luxo. O jogo virou um pouco, agora trabalha-se no desenvolvimento de laptops pequenos a preços acessíveis, mais do que um notebook ou desktop tradicional.

Ainda sobre o Eee, o Eee PC 900, lançado oficialmente na Ásia e Europa na semana passada, deverá chegar ao Brasil em maio, custando cerca de R$ 1600 – um valor até alto para o que se propõe. Esse modelo vem com uma configuração mais robusta, usando uma tela de 8,9 polegadas que suporta a resolução de 1024×600 pixels (em vez de 800×480, como a versão anterior). Vem ainda com SSD de 12 GB e 1 GB de memória RAM, possivelmente podendo rodar Windows XP também. Leia mais sobre ele nesta outra notícia publicada aqui no GdH.

Referências:

http://www.digitimes.com/news/a20080422PD207.html

http://idgnow.uol.com.br/[…]atom-da-intel-em-junho/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X