VIA promete melhorar drivers para Linux, com a comunidade

Por:

Foi anunciado dia 8 no Linux Foundation Collaboration Summit uma nova iniciativa de desenvolvimento de drivers open source, da VIA.

A VIA afirma que trabalhará com a comunidade nos próximos meses para ativar aceleração de vídeo 2D e 3D ao máximo possível nos seus dispositivos e chipsets, quando executados num sistema Linux.

Como primeira parte da iniciativa, criaram uma página no endereço http://linux.via.com.tw. Esta página hospedará os drivers, informações técnicas, o código fonte e especificações dos chipsets VIA CN700, CX700/M, CN896 e VX800. O suporte a outros produtos será adicionado com o tempo.

Segundo divulgação da VIA, a empresa irá aderir a um calendário trimestral de liberação, alinhado com as mudanças do kernel e de grandes distros Linux. Pretendem também publicar versões betas, acompanhadas de um relatório de erros e alterações realizadas.

Com isso, pela primeira vez a VIA promete mudar a sua imagem com relação à disponibilidade de drivers para Linux, além de abrir novas oportunidades para sua gama de dispositivos rodarem Linux com qualidade. Ela é famosa por produzir dispositivos de baixo custo. Porém, sem os drivers adequados, acabam oferecendo atualmente também um baixo desempenho, o que não é legal.

Divulgação de imprensa oficial da VIA:

http://www.via.com.tw/en/resources/pressroom/pressrelease.jsp?press_release_no=2088

Fonte:

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=via_oss&num=1

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X