Aprendendo mais sobre o APT

Aprendendo mais sobre o APT

Atualmente, as distribuições baseadas no Debian são as mais famosas e populares no mundo, especialmente entre os mais iniciantes, como é o caso do Kurumin e do Ubuntu, já que a personalização e instalação de programas no Debian é algo muito fácil. Para gerenciar os pacotes nesses sistemas o comando mais utilizado, seja via terminal ou interface gráfica, é o apt, amplamente conhecido por quem utiliza Linux. Contudo, pouca gente sabe é que o apt é capaz de muito mais que instalar e remover pacotes. Com o objetivo de difindir outras funções e explicar novamente as mais utilizadas, o usuário “Cícero Julião da Silva Júnior” publicou no site Viva o Linux um interessante artigo chamado “APT – Fantástico gerenciador de pacotes”. Veja a descrição:

“Para todos que usam distros by Debian, o APT é simplesmente apaixonante. Porém, mesmo sempre em uso, o APT pode esconder opções extremamente úteis. Aqui abordaremos seu uso e quais os caminhos possíveis um pouco mais avançados.”” E um trecho (introdução):

“Essa fantástica ferramenta, o APT – Advanced Packaging Tool, é uma maravilha proveniente da distro DEBIAN, mas que já foi portada para outras, tamanho o seu sucesso.

Realmente seu uso é tão simples que muitos usuários não fazem idéia de como ela funciona, ou das características ‘alternativas’ que o APT possui. Neste artigo iremos fazer uma espécie de ‘tradução livre’ dos próprios manuais do Debian e trazer, de maneira tanto acessível como aprofundada, seu uso e grande utilidade. “

img

O artigo está dividido entre os seguintes segmentos:

  1. Introdução
  2. E os pacotes?
  3. Mais além do básico

Leia o artigo completo em:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7517

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X