Análise do Hyper-V, sistema de virtualização da MS

Por:

Jason Perlow publicou no blog do site ZDNet uma análise do Hyper-V, recente tecnologia de virtualização da Microsoft.

O Hyper-V, apesar de estar ainda em desenvolvimento ativo e ser muito bem comentado, poderá revolucionar a forma como a virtualização de sistemas é feita dentro de servidores Windows – “revolucionar” pelo menos para a Microsoft, tanto em lucro como em fama :p

Aplicações da VMware, concorrente direta do Hyper-V e já bastante antiga no ramo, ainda são melhores do que o Hyper-V em vários aspectos. Mas o Hyper-V promete muito, por ser diferente – e produzido pela mesma produtora do sistema onde rodará, no caso, o Windows Server 2008. Soluções como VMware Server, VMware Workstation, Parallels, Linux KVM e o VirtualBox, este último recentemente adquirido pela Sun, fornecem um sistema de virtualização baseado em um processo comum executado no sistema host, onde esse processo emula uma CPU virtual, memória e dispositivos, entregando-os para as máquinas virtuais. No Hyper-V, um “hypervisor”, que seria uma camada abstrata rodando sob o hardware real, uasará o hardware nativo para boa parte das tarefas a serem entregues aos sistemas convidados (guests). Claro que ele também faz uso de muitas funções do kernel do sistema host, assim como um programa ou driver qualquer, mas o desempenho tende a ser melhor, especialmente ao executar várias máquinas virtuais simultaneamente.

A vantagem é que as virtualizações baseadas em hypervisor são mais espansíveis, especialmente para uso em datacenters e servidores de grande porte. Ao mesmo tempo, traz desvantagens, como o requerimento de processadores com recursos de aceleração de virtualização, tais como os VT da Intel, ou os Pacifica, da AMD, presentes nos últimos chips Xeon e Opteron. Dessa forma, requerem um sistema operacional próprio, com kernel adaptado para isso, além de drivers para dispositivos paravirtualizados (nas máquinas virtuais), acelerando o desempenho em operações de entrada/saída e de rede. Apesar de diferente, o Hyper-V se assemelha mais ao Xen do que às outras tecnologias de virtualização em uso.

No texto, Perlow fala mais como o sistema Hyper-V funcionará, se integrando ao Windows Server 2008. Leia a análise completa em (site em inglês):

http://blogs.zdnet.com/microsoft/?p=1182

Edição:

Leia mais sobre o Hyper-V na página do produto, no site da Microsoft:

http://www.microsoft.com/windowsserver2008/en/us/virtualization-consolidation.aspx

Sobre o Autor

Redes Sociais: