GoboLinux, uma opção diferente

Foi lançada neste começo de ano, sem muito alarde por terras brasileiras, uma nova versão da distribuição brasileira GoboLinux. Para quem não conhece, ou não se lembra, esta distribuição tem uma característica inusitada, a hierarquia de pastas é totalmente diferente do encontrado nas demais distribuições, os programas por exemplo, cada um deles fica em sua própria pasta, por exemplo:

/Programs/Xorg/7.2/

/Programs/KDE-Libs/3.5.8

Isso é possível graças ao uso de subdiretórios contendo links simbólicos apontando para os arquivos verdadeiros, assim, além de organizar de uma forma mais lógica (na opinião dos desenvolvedores) ainda pode manter a compatibilidade com os sistemas tradicionais baseados na estrutura do Unix, na verdade a estrutura ainda está lá, mas apenas escondida graças a uma extensão do kernel. Para informações detalhadas acessem o tour virtual pelo sistema de arquivos da distribuição.

Além desta característica o GoboLinux é um distribuição live-cd, assim poderá utilizar sem instalar em seu computador, contudo existe a opção de instalação como a maioria desse tipo de distribuição. Também é possível customizar seu live-cd com seus programas favoritos, para tanto já estão incluídas as ferramentas necessárias.

Nesta versão, a GoboLinux 014, lançada no último dia 01 de Janeiro, estão presentes:

  • Kernel 2.6.23.8-r3
  • Xorg 7.2-r4
  • KDE 3.5.8
  • NTFS-3G 1.0-r3
  • OpenOffice 2.2.0
  • MPlayer 1.0rc1-r3
  • Gimp 2.2.13-r2

Contudo não inclui Java e Flash por motivos legais, restrição essa de muitas outras distribuições, nada que impeça a instalação posterior. Veja a lista completa nas notas de lançamento da versão.

Downloads podem ser feitos diretamente no site, lá poderá optar pelo mirror mais próximo.

Fonte:

http://www.gobolinux.org/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X