OpenSUSE abandona ZENWorks e abre YaST para comunidade

OpenSUSE abandona ZENWorks e abre YaST para comunidade

imagemO OpenSUSE abandonará o sistema de atualizações ZENWorks – que inclusive não tem muitos fãs – para deixar a atualização mais agradável, e também está abrindo o YaST para a comunidade com fins de desenvolvimento. O gerente do projeto SUSE, Andreas Jaeger disse “O OpenSUSE está focando num software nativo de gerenciamento usando o YaST e o Libzypp, a biblioteca de gerenciamento de pacotes

Com isso, o sistema ZENWorks passa apenas para a linha dos produtos corporativos da Novell, como o SUSE Enterprise Desktop e Server. Lembramos que, num passado recente, o OpenSUSE foi usado como uma distribuição de testes para os produtos oficiais, assim como o Fedora e o Red Hat.

Assim, a partir do OpenSUSE 10.3 Alpha 4, não terá mais o ZENWorks e sim ferramentas nativas para atualização, desenvolvendo o atual Opensuse-updater e integrando-o ao YAST e Zypper.

Além disso, a abertura do desenvolvimento para a comunidade do YAST e várias outras bibliotecas, como a Libzypp, segundo Andreas, aumentará a velocidade e qualidade do mesmo, que passaram para a GPLv2. Assim, o YaST pode ser inclusive usado por outras distribuições, expandindo a facilidade para o mundo Linux. Andreas também disse que em breve terão repositórios SVN de acesso público .

Veja mais em:

http://www.desktoplinux.com/news/NS5210817105.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X