Multitarefa só funciona nos computadores

Ao contrário do que costumamos pensar, tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, pode na verdade reduzir a sua produtividade ao invés de aumentar. Isso acontece principalmente ao realizar tarefas complexas, como programar, tentar entender como um programa complexo funciona ou escrever um livro. É por isso que muitos programadores e escritores afirmam que só conseguem produzir durante a noite, quando o ambiente é mais tranqüilo e o telefone não toca.

Ao contrário dos computadores, nosso cérebro armazena pequenas quantidades de informação de cada vez. Em termos informáticos, o cérebro seria um PC com um HD muito grande e um processador potente, mas com apenas 4 MB de memória ram e 8 KB de cache L1 para o processador ;). Ele pode executar tarefas complexas, mas o chaveamento entre os programas é muito lento.

Quanto mais complexa é a tarefa que você está realizando, mais informações é preciso manter de uma vez na memória de curto prazo. Isto exige muita concentração e consome muita energia, e é por isso que ficamos cansados e muitas vezes até com fome depois de realizar um grande esforço mental. O grande problema é que a concentração necessária é quebrada muito facilmente e, quando isso acontece, a maior parte das informações são perdidas e você precisa recomeçar o raciocínio do zero. Como dois raios não caem no mesmo lugar, aquela idéia genial que poderia mudar o mundo pode ser perdida para sempre. 😉

Minha sugestão é que você trabalhe “em tempos”, fechando o MSN/ICQ, desligando o telefone e trancando a porta enquanto estiver fazendo qualquer coisa que exija concentração. Depois de terminar, você responde a todos os recados acumulados, descansa um pouco e vai para a próxima tarefa desafiadora. Fazendo uma coisa de cada vez, você vai perceber que sua produtividade acabará sendo bem maior, experiência própria.

Um artigo do New York Times publicado ontem traz uma entrevista bastante esclarecedora com David E. Meyer, um cientista cognitivo e diretor do laboratório de estudos cognitivos do cérebro da universidade de Michigan. Aqui vai uma tradução livre de alguns trechos interessantes:

“O conselho básico dos especialistas é: Baixe os e-mails apenas uma vez a cada hora. Ouvir uma música tranqüila (instrumental) enquanto estuda, pode melhorar sua concentração, mas outras distrações, como músicas com vocal, mensagens (MSN, ICQ, etc.) e televisão prejudicam seus resultados.” …

“Distrações e interrupções são um mas negócio com relação à nossa habilidade de processar informações.

O cérebro humano, com seus 100 bilhões de neurônios e centenas de trilhões de sinapses, é uma potência cognitiva em muitos sentidos, “Mas, a principal limitação é a nossa inabilidade de nos concentrarmos em duas coisas simultaneamente”…

“Em um estudo recente, um grupo de funcionários da Microsoft demorou, em média, 15 minutos para retornar a tarefas que exigem concentração, como escrever relatórios ou programar, depois de ter de responder a e-mails ou mensagens instantâneas.”… “Fiquei surpreso com o quão fácil as pessoas se distraem e o quanto tempo demoram para conseguir retornar à tarefa anterior”…

“A produtividade perdida devido aos multitaskers sobrecarregados não pode ser medida de forma precisa, mas é provavelmente uma percentagem considerável. Jonathan B. Spira, analista da Basex, uma empresa analista de mercado, estima que as interrupções durante o trabalho resultam em perdas de até US$ 650 bilhões ao ano para a economia americana”

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