Móveis: participação do Symbian cairá até 2012, Linux subirá

Móveis: participação do Symbian cairá até 2012, Linux subirá

versusA participação do sistema operacional para móveis Symbian vai cair de 73%, de 2006, para 46% em 2012, devido à grande competitividade com o Linux, de acordo com a ABI Research. Um dos fatores é que o Linux oferece um grande custo-benefício – na verdade só benefícios, já que o custo é ínfimo perto dos proprietários.

Segundo o diretor de pesquisas da ABI Stuart Carlaw, o resultado se deve não simplesmente à existência do Linux no mercado, mas sim quando o impacto dele vai causar efeito. A queda do uso do Symbian deve-se praticamente ao menor custo dos aparelhos que usam Linux, e como produtos de mesma qualidade e menor custo, tende sempre a vender mais e consequentemente ser preferidos pelos fabricantes. Uma pequena parcela da queda também se deve ao Windows Mobile.

A pesquisa é válida para smartphones, que usam sistemas operacionais complexos – Symbian, Linux e Windows Mobile. No ano de 2006 foram vendidos 70,9 milhões de aparelhos, sendo 40 milhões só da Nokia, que por sua vez possui o interesse de controle no Symbian. As vendas aumentaram com relação à 2005, além da licença do sistema ter caído também, disse a ABI.

Entretanto, a Motorola subiu sua participação para 8,5% em 2006, e segundo o centro de pesquisas, a maior parte do sucesso foi de responsabilidade dos aparelhos baseados em Linux vendidos na China.

A ABI disse ainda que os consumidores tendem aos poucos a migrar para os smartphones, procurando recursos como touch-screen, tocadores de MP3, Wi-Fi e Bluetooth, processadores mais potentes, maior memória e suporte à expansão desta.

Veja mais em:

http://www.linuxdevices.com/news/NS9824548612.html

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X