Hitachi-Maxtor começará a vender mídias holográficas

Por:
Hitachi-Maxtor começará a vender mídias holográficas

/imagens/holodisc

A Maxell junto com a InPhase Technologies irá trazer a tecnologia de armazenamento holográfico para as lojas no fina desse ano. O diretor de marketing da empresa, Rich D’Ambrise, afirmou que discos holográficos de 300GB estarão disponíveis em novembro ou dezembro deste ano. A Maxell também afirmou que em 2008 irá introduzir a segunda geração de discos holográficos que armazenarão até 800GB. Em 2010 a empresa pretende lançar discos de 1.6 TB.

D’Ambrise afirmou “Nós estamos felizes pois não tivemos nenhum obstáculo com o drive ou a mídia, e por isso eles serão entregues para as lojas na data marcada.”

A Maxell disse que enquanto a tecnologia atualmente é limitada a consumidores empresariais, não deve levar muito tempo para chegar a produção em massa. A empresa está trabalhando atualmente na produção da mídia em diversos tamanhos, incluindo selos, cartões de crédito e cartuchos do tamanho de CDs normais. A mídia para o consumidor irá variar entre 75GB e 100GB na primeira geração. Os novos discos de 300GB irão transferir dados a 20MBps, mas a empresa afirma que as taxas de transferência devem crescer a medida que a tecnologia evoluir.

De acordo com a Maxell e a InPhase, duas empresas ja adotaram a tecnologia: Pappas Broadcasting e Turner Broadcasting. A InPhase demonstrou essa tecnologia esse ano na CES. Muitos experts da indústria acreditam que a tecnologia holográfica irá tomar grandes proporções depois de 2008. Como os dados são gravados volumetricamente pelos setores do disco, a tecnologia permite atingir capacidades maiores que as técnicas convencionais de gravação em superfícies usadas em tecnologias como Blu-Ray e HD DVD.

No começo do ano,a InPhase falou para a imprensa que o armazenamento holográfico estaria disponível comercialmente este ano. Como é um produto novo, os drives holográficos custaram US$ 15.000 para empresas e a mídia custará algo entre US$ 120 e US$ 180 por disco. A mídia atualmente é gravável somente uma vez, com um tempo de vida próximo aos 50 anos.

Fonte: TG Daily

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X