Kurumin 6.1 Beta1 disponível

Está disponível mais uma versão de desenvolvimento do Kurumin, com uma grande rodada de atualizações.

O primeiro destaque é a atualização do Kernel, para o 2.6.17.6 (do Kano), queinclui diversos novos drivers e corrige diversos problemas, inclusive algumas brechas de segurança locais. Entre outras coisas, agora são suportados os leitores de cartões SD encontrados em notebooks, diversos novos modelos de placas wireless (com opção de ativar o WPA) e um pequeno ganho de desempenho.

Acompanhando a atualização do Kernel, as bibliotecas de detecção de hardware foram atualizadas, garantindo um melhor suporte a equipamentos recentes.

Incluí melhorias no script de configuração de placas wireless, que modéstia a parte é um dos melhores atualmente. Se você usa duas placas de rede e está tendo o velho problema delas trocarem de posição ao reiniciar, leia esta dica: https://www.hardware.com.br/dicas/linux-renomeando-interfaces-rede-u dev.html

O powernow agora é ativado por padrão caso seja detectado um processador mobile, com excessão do Celerom-M, que não suporta o speedstep. Em alguns casos raros, o driver speedstep centrino causa um zunido estranho no speaker, mas você pode desativá-lo usando a opção kurumin nopowernow no boot.

Caso encontre problemas no boot, experimente dar boot usando a opção:

kurumin noapic acpi=off

Caso esteja usando um Notebook ou placa com vídeo Intel, a opção abaixo permite economizar de 32 a 64 MB de memória RAM, desabilitando o 3D

kurumin nodri

Caso o monitor não seja detectado corretamente e fique fora de sincronismo, use:

kurumin xvrefresh=60

Lembre-se de que as opções “bootfrom” e “fromhd” só podem ser usadas para inicializar uma imagem do Kurumin com o mesmo Kernel. Ou seja, você não pode usar um CD do 6.0 para inicializar uma imagem do 6.1 gravada no HD. Vai precisar gravar o novo CD de qualquer forma.

Caso sua placa de som, rede, etc. não seja detectada, mesmo ao usar a opção “kurumin noapic”, poste o modelo da placa e a saída do comando lspci.

https://www.hardware.com.br/comunidade/kurumin-kernel/307980/

Faça o download nos links:

http://fisica.ufpr.br/kurumin/

ftp://ftp.las.ic.unicamp.br/pub/kurumin/

MD5SUM: c91da75446070aed531abc60c8def71e kurumin-6.1-beta1.iso

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X