“Por quê provavelmente não comprarei outro MAC”

Este artigo, publicado no Osnews é uma dura crítica à postura adotada pela Apple, escrita por um usuários que vem acompanhando a plataforma desde 1985, época em que os PCs ainda engatinhavam e os Macs eram os únicos a possuírem uma interface amigável:

http://osnews.com/story.php?news_id=14577&page=1

As críticas se concentram na natureza proprietária da plataforma, ao marketing agressivo adotado pela Apple, a erros estratégicos durante a história da plataforma e ao fraco custo benefício da maioria dos modelos, que utilizam em sua maioria componentes padrão (HDs IDE, memórias SDRAM ou DDR, placas ATI e agora processadores Intel, todos componentes que você pode comprar diretamente), combinados com um design bonito e um marketing agressivo, e por isso vendidos por 2 ou 3 vezes o valor de um PC de configuração similar.

While it may seem to many rather unreasonable to base one’s choice of computers on the antics of other buyers, this is why refusing to buy anything made by Apple has come to seem to me almost a moral issue. It is not just that the products have come to put lifestyle marketing ahead of performance. It is not just that they are overpriced. It is that Apple as a company behaves in ways that are morally questionable. It encourages its most frenzied adherents in offensive utterances and behaviour, and in the expression of abusive snobbery. Like all totalitarians, it believes it needs to control us and limit our choice for our own good. If the Apple model were to come to predominate in our industry, it would be an end of consumer choice, and shortly after that, would bring sharp limits on intellectual freedom. Its marketing stance, and the attitudes it seeks to foster in both adherents and opponents, are actually an abuse of its adherents. The fanatics are mad. But who has encouraged and exploited them in their madness?

Embora seja um pouco radical, o artigo é um contrapeso interessante a todo o marketing e hype que tem sido feito pela Apple.

Um ponto que merece ser salientado é a atitude hostil adotada pela Apple com relação à imprensa, inclusive contra sites dedicados à plataforma.

Um exemplo escandaloso que aconteceu recentemente foi uma matéria sobre como solucionar o problema de aquecimento do MacBook Pro, publicado no http://forums.somethingawful.com/showthread.php?s=&threadid=1864582. O artigo ensinava a desmontar o notebook, aplicando pasta térmica em alguns componentes e tecendo críticas à qualidade do equipamento. Dias depois o site recebeu uma notificação judicial da Apple, por causa dos links para os manuais técnicos incluídos no artigo: http://osnews.com/story.php?news_id=14520.

Num outro exemplo recente, a Apple interpelou juridicamente os responsáveis por blogs que publicaram notícias sobre um novo lançamento, exigindo a quebra do sigilo de impresa de suas fontes: http://news.com.com/Apple+argues+for+blogger+records/2100-1047_3-6063265.html?tag=nl.

Existe uma percepção enraizada de que a Microsoft é o grande vilão e a Apple faz parte da turma dos mocinhos, mas na verdade a Apple é muito mais proprietária e agressiva que a Microsoft. Se fazem tudo isso tendo apenas 2% do mercado, o que não fariam se tivessem 90%?

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X