FISL: LTSP

Por:

Palestra: “Deploying GNU/Linux Thin Clients, using LTSP”

por Jim McQuillan (Fundador do Linux Terminal Server Project)

O LTSP é um sistema de terminais em Linux, onde todo o processamento roda em um servidor, que só envia a imagem da tela para os terminais. Para entender melhor como ele funciona, confira o Guia de Servidores LTSP.

Na palestra, Jim explicou e demonstrou o funcionamento do LTSP, além disso falou sobre alguns dos novos recursos da nova versão do LTSP.

O LTSP 4.2 ganhou um suporte muito melhor ao acesso à dispositivos locais. Jim mostrou que ao ser conectado um memory key no terminal, após alguns segundos já aparece na tela o link para a pasta, e assim que o dispositivo é retirado, o link some. A nova versão do LTSP passou a usar o Kernel 2.6.16.

Na inicialização, o init foi substituido pelo intramfs, e o sistema udev substituiu o devfs. Essas duas modificações trouxeram um ganho consideravel no tempo de boot. Agora o boot demora em torno de 22 segundos.

O Swap por rede (antes era usado Swap via NFS, mas com o Kernel novo ele não é mais suportado) passou a ser por NBD e foi desenvolvido o ltspswapd, um daemon que roda no servidor e gerencia o swap por NBD.

Além disso agora ele conta com o ltsp_kernel_kit, que permite que você customize o kernel do ltsp.

Jim também falou sobre o futuro do LTSP, os próximos recursos a serem implementados. O suporte a audio deverá ser melhorado. Eles também pretendem aumentar a segurança do sistema, utilizando o NFS v4 com o Kerberos (Kerberos é um protocolo de autenticação de rede) e melhorar a segurança do X, principalmente da transimissão da tela via XDMCP, que não é criptografada.

Outro recurso interessante que deverá ser implementado, é o uso de sessões persistentes (permitem ao usuário retomar uma seção, exatamente como estava) e também o modo quiosque (é quando você usa uma seção do X somente com determinado aplicativo aberto, impossibilitando o usuário de mexer em outros programas do sistema). Além disso o suporte a Wireless pretende ser adicionado ao LTSP.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X