FISL: Abertura e novidades sobre a TV Digital

Por:

Hoje, 19/04 as 15h foi aberto oficialmente o 7° Fórum Internacional do Software Livre.

Antes do início da abertura, foi exibido um video sobre o SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), o video apresentou alguns dos principais recursos que estarão presentes na televisão digital. O sistema permitirá muito mais interatividade, como votações e questionários que podem ser feitos usando o controle remoto da televisão. Também será possível usar a televisão para muitos serviços interativos, como marcar consultas em postos de saúde (o sistema utilizará um cartão no terminal de acesso para identificar o usuário) e também está em testes um sistema batizado de “Governo Eletrônico”, que possibilitará a realização de votações do governo pela televisão.

Para utilizar esta nova tecnologia será preciso adquirir um aparelho chamado “terminal de acesso” que permitirá que televisores “normais” possam utilizar as novas tecnologias interativas da televisão digital. Este terminal de acesso estará disponível em modelos desde o mais simples (para famílias de baixa renda) até modelos com mais recursos. Ele está sendo desenvolvido pela USP.

Depois da exibição deste video, a abertura oficial foi iniciada com um pronunciamento do presidente da ASL (Associação Software Livre), Marlon Feijó Dutra. Então o presidente da Celepar leu uma mensagem do governador do Paraná, Roberto Requião. Tivemos também um pronunciamento do Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Governo Federal, Rogério Santana. Por último foi lida uma mensagem do Presidente Lula por seu representante, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende. Todos estes pronunciamentos foram mais políticos do que técnicos, falando da importancia do software livre para o país, o governo e etc…

Após a leitura da mensagem do Presidente Lula, Sergio Resende falou um pouco sobre a televisão digital, após ler uma faixa trazida por alguns visitates, que dizia: “Queremos Radio e TV Digital com Software Livre e sem patentes”, o Ministro falou que “O Brasil não terá o padrão de um país, terá o Sistema Brasileiro de Televisão Digital”, esclarecendo que o Brasil não utilizará um sistema internacional “pronto”, mas irá juntar pedaços do sistema internacional com muitas tecnologias desenvolvidas aqui.

O Ministro antecipou que será utilizado um Middleware (a parte que cuida destes recursos interativos) brasileiro desenvolvido em Software Livre, batizado de Maestro, o sistema codificador será importado e para a modulação será utilizado ou o sistema japonês ou o sistema europeu (o sistema americano não está fora de cogitação, mas ele mesmo disse que está “mais longe” de ser escolhido). Segundo ele a decisão deve sair em algumas semanas.

Para terminar tivemos um grande anúncio, o código do Middleware estará disponível a partir de sexta-feira (21/04) para quem quiser visualiza-lo ou modifica-lo, as mudanças poderão ser submetidas para serem incluídas no código. O código do Middleware estará disponível neste endereço.

Para quem não tem como estar presente, o fórum pode ser acompanhado pela TV Software Livre, que pode ser assistida por aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X