Este outro review publicado no TomsHardware compara diversos modelos de HD’s para notebooks, chamando atenção para as diferenças de desempenho entre eles. Foi-se o tempo em que quase todos os HD’s de 2.5″ trabalhavam a 4200 RPM. Atualmente, existem cada vez mais modelos de 5400 e 7200 RPM, que possuem um desempenho perceptivelmente superior e muitos modelos Serial ATA. O HD é o componente mais fácil de atualizar em qualquer notebook, pois o compartimento é quase sempre bem acessível.
Outra aplicação são as gavetas USB, que servem como uma opção prática de armazenamento para quem precisa fazer backup ou transportar grandes quantidades de dados. Quase todas as gavetas para HDs de 2.5 não possuem alimentação externa, retiram a energia necessária das próprias portas USB. Por padrão, cada porta USB fornece até 1 ampere a 5v, o que é normalmente suficiente apenas para os modelos de 4200 RPM. Para os HD’s mais beberrões, é necessário usar um segundo cabo, que retira o restante da energia necessária de uma segunda porta USB. Neste caso, um HD mais lento tem suas vantagens, pois você só precisa transportar um cabo e só precisa de uma porta USB.
Você verificar o consumo elétrico do HD na própria etiqueta colada sobre ele. Note que a capacidade de fornecimento pode variar de acordo com a placa mãe, de forma que um HD que funciona perfeitamente com apenas um cabo em uma, pode precisar do segundo cabo em outra.
http://www.tomshardware.com/2006/03/03/notebook_drives_at_up_to_160_gb_put_under_the_microscope/
Deixe seu comentário