A Apple tem feito de tudo para fazer a migração para os chips Intel da forma mais rápida possível. O porte do MacOS X para a nova plataforma foi feita em tempo recorde e os primeiros Macs com processadores Intel chegaram às lojas meses antes do prometido, tudo isso combinado com uma forte campanha de marketing.
A resposta oficial é que os chips Intel Core Duo são mais rápidos que os G5. Em termos de processamento bruto realmente são, embora os aplicativos escritos para a plataforma PowerPC acabem rodando mais lentamente dentro do Rosseta, por causa da emulação envolvida.
Entretanto, este artigo do Macslash oferece uma leitura alternativa da situação, atribuindo a migração apressada à falta de interesse da IBM em oferecer chips PowerPC mais rápidos à Apple. Embora possa parecer estranho, a história tem realmente um fundo de verdade, pois a Apple é um cliente relativamente pequeno se comparado ao mercado de video-games, onde tanto a Nintendo e Sony, quanto a própria Microsoft utilizam chips PowerPC em seus consoles atuais. Apenas a Nintendo chegou a comprar 20 milhões de chips em um ano, enquanto a Apple comprou pouco menos de 4 milhões em 2005.
O mercado de video-games é bem diferente do de micros desktop. Um novo console fica por muito mais tempo no mercado, sem mudanças significativas. Os próprios chips usados tendem a ser diferentes, priorizando o acesso à memória e o processamento 3D. Isso faz com que, de certa forma, seja normal que a IBM tenha dado prioridade aos clientes maiores ao desenvolver novos chips.
Leia o artigo no:
Deixe seu comentário