A revista Super Interessante trouxe na edição 222, matéria intitulada “A Revolução do Software Livre”. Ao que consta, é a primeira vez em mais de 17 anos dessa revista que o tema é abordado. Uma evolução sem dúvida, uma vez que o outro S.O é citado em
inúmeras edições.
De um modo geral, o assunto foi tratado de forma ampla, pincelando os principais temas relativos ao mundo Open Source.
Como não poderia faltar, o texto aborda questões relativas à questão da propriedade intelectual e seu oposto que e a liberdade concedida pela GPL. Nesse tocante, ouve os dois lados.
Também cita os principais nomes envolvidos no processo geral do desenvolvimento e divulgação da cultura livre, como Linus, Stallman, Sérgio Amadeu, bem como projetos importantes como o Mozilla e OpenOffice.
Como bônus, tem um “micro” glosário de software livre, onde pela primeira vez numa revista do gênero, vi mencionado corretamente o significado de Hacker e Cracker. Também vi que erraram ao citar KDE e Gnome como “Distribuições Linux” tal e como Debian,
Suse e Conectiva.
A revista tem um amplo alcance entre jovens de todas as idades. É uma ótima oportunidade para o público em geral tomar conhecimento do assunto e ver que existe um lugar (ideal) onde o conhecimento é livre.
Postado por Wesley Caiapó para o Guia do Hardware
Deixe seu comentário