Lentidão de acesso a pendrives no Kernel 2.6.1x (grave)

Por:

A partir do Kernel 2.6.12 houve uma mudança importante no modo padrão de acesso a pendrives, mp3players e outros dispositivos de armazenamento USB.

Para aumentar a segurança da gravação de dados, muitas distribuições montam os drives usando a opção “sync”, que sincroniza a gravação dos dados, diminuindo a probabilidade de perder arquivos ao remover o pendrive sem desmontar.

O problema é que na nova versão do driver usb-storage, a opção passou a ser seguida a risca, fazendo com que a cada setor gravado, seja feita uma atualização na tabela de alocação de arquivos da partição. Isto faz com que a velocidade de gravação fique assustadoramente baixa, algo em torno de 40 kb/s nos pendrives USB 1.0 e de 200 a 300 kb/s nos 2.0.

A solução é passar a montar os pendrives usando a opção “async”, se necessário via terminal, usando o comando:

# mount -o async /dev/sda1 /mnt/pendrive

Além do problema da lentidão, montar os drives com a opção “sync” pode causar danos depois de algum tempo de uso, pois as frequentes gravações aos primeiros setores (onde está a tabela de alocação) podem rapidamente exceder o limite de gravações das memórias flash mais baratas, inutilizando o pendrive, como reportado aqui:

http://readlist.com/lists/vger.kernel.org/linux-kernel/22/111748.html

Note que este “problema” só afeta os Kernels recentes, a partir do 2.6.12. Você só precisa se preocupar com isso se está usando uma versão recente e está tendo o problema de lentidão ao gravar dados no pendrive que citei.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X