A notícia do laptop de 100 dólares do MIT, destinado ao uso nas escolas já está circulando a muito tempo. Mas, nas últimas semanas foram demonstrados os primeiros protótipos, que devem entrar em produção a partir do ano que vem. Você pode ver um em ação num vídeo de 8 minutos no:
http://www.andycarvin.com/archives/2005/11/the_100_laptop.html
ou
http://lunxer.se/mirrors/100laptop.html
Na minha opinião, este projeto do MIT é um dos mais geniais dos últimos tempos. Além da questão do custo, conseguiram solucionar a maioria dos problemas envolvidos com o uso de computadores nas escolas.
1- Ele usa tela de LCD baratas, que estão sendo produzidas em larga estala para uso em DVD players portáteis. A tela pode operar em dois modos, preto e branco (com uma resolução maior) ou colorido.
2- É usado um padrão próprio de rede wireless, de baixo alcance e baixo consumo, que permite que os notebooks formem uma rede englobando o espaço da sala de aula, mas sem ir muito mais longe. Esta rede permite que o professor transfira arquivos para os micros dos alunos (tarefas, livros, etc.) e baixe de volta tarefas respondidas e outros arquivos gerados pelos alunos. Os softwares que estão sendo desenvolvidos permitem fazer isso de uma forma bem simples.
3- A questão do baixo consumo elétrico também é significante. Não seria possível usar PCs tradicionais em todas as salas na maioria das escolas, mesmo que eles custassem muito barato, pois um PC consome muita energia (cerca de 200 watts num desktop típico). Além do custo, a maioria das instalações elétricas não estão preparadas para atender a um consumo de 7000 watts ou mais em cada sala de 35 alunos. Seria preciso redimensionar toda a instalação elétrica, aumentar o tamanho das salas, instalar sistemas de ar condicionado para que os alunos não cozinhassem durante as aulas por causa do calor e assim por diante, o que seria impraticável.
No caso do projeto do MIT, o notebook consome realmente pouca energia, eliminando todos estes problemas. A idéia da manivela como forma de recarregar as baterias também é muito boa, pois permite que ele seja usado em regiões onde não exista energia, ou nos intervalos das aulas, na biblioteca, pátio, lanchonete, ou qualquer outro lugar onde os alunos resolvam ir estudar.
4- A questão dos roubos e extravios dos notebooks é minimizada por que eles terão pouco valor fora das escolas. Eles não são PCs completos, por isso é complicado usá-los em outras áreas. Os componentes não podem ser usados diretamente em outros micros e, além disso, eles são facilmente identificáveis, de forma que um sujeito sem cara de estudante andando por aí com um será uma figura suspeita.
Outra questão é que os alunos realmente serão donos dos notebooks, muito diferente dos micros de uma biblioteca ou sala de aula, que são propriedade da escola. Todo mundo tende a cuidar melhor do que é seu.
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