Na Webinsider desta semana (dia 15/11), Paulo Rebêlo e a Folha de Pernambuco, traçam uma análise do ponto de vista do usuário comum a usabilidade do sistema Linux (brasileiro) frente ao Windows.
Salientam que a Conectiva é uma das pioneiras em Linux aqui no Brasil, inaugurada em 1997 e com uma grande distribuição de seus produtos. Já o Freedows mais recente tem por característica se assemelhar ao Windows, para que o usuário não tenha problemas com a migração de sistema (ou treinamento).
Citam também como bem completos a quantidade de pacotes incluídos, para e-mail, internet, música, vídeo, foto e programas de escritório, Estes, de escritório. com uma facilidade ainda maior na leitura de arquivos do sistema da Microsoft Office, que não necessitam de nenhuma mudança.
Já os programas desenhados para Windows, teoricamente, só funcionam no Windows, dificultando a vida de quem precisa se utilizar deles. Mas pode haver boas alternativas para eles e também mais seguros, já ainda não há vírus para Linux.
Citam dificuldade na instalação, justamente por causa do particionamente do disco rígido, que pode ser apagado acidentalmente.
Como conclusão, afirmam que o Linux é uma boa alternativa para fugir da ilegalide de software, fugir da insegurança do sistema Windows e porque o Linux tem um aproveitamente melhor do seu hardware, independente se é antigo.
A outra restrição que mencionam são os Jogos 3D, nos quais o Linux deixa um pouco a desejar.
Deixe seu comentário