Fonte: www.tecnolgia.terra.com.br
Mais um gigante da indústria eletrônica resolveu apoiar o Linux. A fabricante de celulares Qualcomm afirmou que pretende adotar o sistema operacional de código aberto em seus aparelhos.
De acordo com a consultoria IDC, o Linux deverá conquistar 4,2% do mercado de smart phones, os celulares com funções de computador de mão. Hoje, esse mercado é liderado pela Symbian, consórcio de desenvolvedoras sediado em Londres. Em segundo lugar vem a Microsoft.
Com isso, o Linux pavimenta seu caminho em direção à computação e telefonia móvel, já que também recebeu adesões de outras empresas não menos importantes como a Motorola e a operadora japonesa NTT DoCoMo .
O interesse pela plataforma Linux se deu por volta de 2003, quando a maior fabricante de celulares do mundo, a finlandesa Nokia, liberou para a comunidade desenvolvedora um software para que qualquer programador criasse aplicativos Java para seus telefones móveis.
Recentemente a MontaVista Software anunciou o sistema operacional para celulares denominado Mobilinux. Ele será lançado comercialmente na Europa em julho. Os primeiros equipamentos com o Mobilinux chegarão às lojas até ao final de 2005 ( Veja aqui: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI524333-EI4796,00.html )
Por: Wesley Caiapó
Enviado pelo formulário do site em 09/05/2005-20:18:27
Deixe seu comentário