14 TB de capacidade: Toshiba faz sua estreia no mercado de HDs selado com hélio

toshiba

Seguindo (de forma super atrasada) os passos de Seagate e Western Digital, a Toshiba faz a sua estreia no mercado de HDs selados com hélio – que é uma forma de oferecer unidades com um range de capacidade maior. No caso, dessa nova unidade, o MG07ACA, a capacidade é de 14 TB. Constituído por 9 platters (Showa Denko de 0,635 mm), com velocidade de rotação de 7200 RPM.

Essa unidade de 3,5 polegadas, entrega cache de 256 MB, 250 MB de velocidade de leitura e 260 MB de gravação. Esse HD, voltado para o mercado de data center, começará a ser vendido em 2018. O preço não foi revelado.

Além do modelo de 14 TB, a Toshiba também comercializará uma variante com 12 TB, que utiliza 8 platters. Além do gás hélio, o MG07ACA, há um processo de vedação a laser que exerce função de conter o gás. A Toshiba garante 5 anos de garantia e o MTBF (tempo médio entre falhas), de 2,5 milhões de horas.

toshiba 2

A Toshiba explica que esse nodo HD, é a primeira unidade de 14 TB do mundo que usa a tecnologia de gravação magnética (PMP) em setores sobrepostos, dando aos clientes empresariais a mais alta capacidade de HD disponível no mercado hoje para as arquiteturas de sistemas de armazenagem e servidores existentes. O consumo da MG07ACA fica em torno de 4,6W em modo ocioso e 7,6W durante as operações de leitura e gravação de dados. 

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!