O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados em todo o mundo, e por isso está sempre recebendo atualizações de segurança e melhorias. Isso significa que com o passar do tempo alguns aparelhos e sistemas operacionais mais antigos vão sendo deixados de lado, e é o que está acontecendo com o iPhone 4s e o iOS 9.
A empresa já anunciou que decidiu parar de dar suporte a essa versão do sistema operacional da Apple nos últimos dias. O iPhone 4s foi o último aparelho a não ter compatibilidade com versões mais atuais do iOS, e por isso será o grande afetado.
Leia também
WhatsApp prepara função para acelerar os áudios
WhatsApp Desktop: Como fazer chamadas de vídeo
Com isso, o iPhone 4s ou qualquer outro rodando iOS 9 não vai receber mais nenhuma atualização para o aplicativo com novidades, ou até mesmo as de segurança que são tão importantes para evitar ataques, deixando-os vulneráveis. Essa falta de atualizações também pode acarretar em problemas no funcionamento do mensageiro no aparelho.
Isso significa que o WhatsApp poderá continuar funcionando ainda por um tempo nesses aparelhos. Porém, caso ele seja deletado não será mais possível fazer o download pela App Store. Para quem ainda usa um iPhone 4s, o ideal é fazer logo um backup dos arquivos e conversas do mensageiro para o caso de algum problema. Outra dica é trocar de mensageiro para algum que ainda tenha suporte a essa versão do iOS.
Uma mudança que não afeta muitos usuários
Embora a notícia do interrompimento de suporte a um aplicativo seja algo preocupante para quem será afetado, a empresa estima que esse número será muito baixo. O iOS 9 foi lançado há 6 anos, em 2015, na mesma época em que foi lançado o modelo iPhone 6s (que pode ser atualizado atualmente até o iOS 14).
O único aparelho que não pode ser atualizado para versões superiores ao iOS 9 é o iPhone 4s, que parou de ser fabricado em setembro de 2014, ou seja, um ano antes do lançamento do iOS 9. Em 2021 ele completa 10 anos desde o seu lançamento, o que significa que é um modelo considerado bastante antigo.
Por isso, poucas pessoas ainda usam o aparelho em comparação com os mais novos, então não vale muito a pena para as empresas continuar dando suporte e tendo gastos nessa situação.
Ainda que em países como o Brasil, em que os preços dos iPhones são mais salgados e poucas pessoas conseguem trocar de iPhone com facilidade, o número de usuários que ainda usam um iPhone com iOS 9 é muito baixo. O que se estima é que, dentre todas as pessoas do mundo que usam um iPhone, menos de 8% estão usando uma versão anterior ao iOS 12. Isso significa que ainda menos pessoas usam o iOS 9, e que essa medida não vai ter impacto em muitos usuários.