Nesta segunda-feira (21) o WhatsApp Beta finalmente disponibilizou uma função que estava em desenvolvimento há bastante tempo. Trata-se das reações com emojis. O recurso já havia aparecido no começo do mês passado, mas foi retirado logo em seguida. Agora a novidade foi liberada na versão 2.22.8.3, que também é experimental.
A informação, novamente, partiu do site WABetaInfo. Nesta segunda eles informaram que alguns beta testers tiveram acesso ao recurso e agora possuem mais uma forma de se comunicar no WhatsApp. A partir desta versão, os usuários podem interagir com as mensagens usando carinhas.
Leia também
WhatsApp para Android: agora é possível ouvir áudios e abrir outra conversa
WhatsApp: encaminhamento de mensagens será ainda mais limitado
Mas a disponibilidade de emojis ainda é limitada, totalizando seis. Os emojis para reações são os seguintes: 👍, ❤️, 😂, 😮, 😢 e 🙏. A forma de usá-los também é muito simples. Basta selecionar a mensagem a qual você quer reagir que os emojis aparecerão. Daí é só tocar no emoji desejado que ele aparecerá no rodapé do balão de fala, próximo à informação de hora de envio da mensagem.
No GIF abaixo você pode ver que não é muito diferente do que já acontece no Instagram, por exemplo:
Reações com emojis não é novidade em outros aps
Como sempre, o WhatsApp sai atrás no que diz respeito aos recursos. Diversos outros mensageiros já possuem esta funcionalidade há um bom tempo. O Telegram é um exemplo clássico. O app de Pavel Durov já possui reações com emojis há muito tempo. E o caso também do iMessage, da Apple. Até o Instagram já tinha essa funcionalidade (e olha que troca de mensagens nem a função principal do app).
O Discord também já conta com a funcionalidade de reações com emojis. Mas o aplicativo foi além. Ele permite que os usuários criem seus próprios emojis e usem-os nas reações. Ou seja, o WhatsApp não apenas chegou super atrasado na brincadeira, como traz opções limitadas e apenas estáticas.
Infelizmente, não há nenhuma previsão de quando as reações com emojis serão liberadas na versão estável do WhatsApp. Portanto, se quiser experimentar a nova funcionalidade, deve baixar a versão beta do aplicativo.
WhatsApp testa mudança de idioma apenas no aplicativo
Além das reações com emojis, o WhatsApp também está desenvolvendo outras funcionalidades. Uma delas é a troca de idioma apenas no aplicativo. Atualmente, se você quiser usar o WhatsApp em inglês, por exemplo, deverá trocar o idioma de todo o sistema operacional.
Mas os desenvolvedores estão trabalhando para possibilitar a troca de idioma apenas do aplicativo. Assim, será possível usar o WhatsApp em inglês mas manter o sistema operacional em português, por exemplo.
E como já é de costume, o Telegram já possui essa função há bastante tempo. Entrando nas configurações do mensageiro de Pavel Durov, você pode escolher se quer usar o idioma do sistema ou algum outro. E para quem usa iPhone o app ainda consegue traduzir mensagens em outros idiomas.
Novamente, não sabemos quando esta funcionalidade de troca de idioma será disponibilizada na versão de testes e nem na versão final do mensageiro mais usado do Brasil.