Uber vai permitir que motoristas usem celular como câmera de segurança

A Uber anunciou que já está testando um novo recurso que promete aumentar a segurança das corridas do aplicativo, permitindo que os motoristas possam usar seus próprios celulares como câmera de segurança para filmar toda a viagem e possíveis acontecimentos.

A novidade foi revelada essa semana, e o objetivo é fazer com que a segurança do condutor aumente e também que ele economize ao não precisar comprar um equipamento de filmagem extra para esse intuito.

Leia também:

Uber lança linha de empréstimo exclusiva para motoristas parceiros
Possível hacker que vazou vídeos do GTA 6 e atacou a Uber é preso em Londres

Recurso da Uber promete mais segurança

Uber

Hoje em dia é comum que alguns motoristas do aplicativo Uber contem com câmeras de segurança instaladas em seus carros para tentar prevenir golpes ou até mesmo identificar suspeitos em casos de incidentes e roubos. Porém, nem todos tem condição de comprar um equipamento por fora, e por isso a Uber decidiu começar a testar uma nova função que vai ajudar nesse sentido.

O recurso permite o uso da câmera frontal do smartphone do motorista como uma câmera de segurança, que filmará tudo o que acontece durante a corrida. Será uma função opcional, então o motorista poderá escolher se vai ativar a câmera ou não em cada corrida.

É algo bastante parecido com o U-Áudio, então para ativar será preciso apenas fazer a configuração da função no próprio aplicativo de forma rápida e prática. Quando o recurso estiver ativo, ele vai automaticamente começar a gravar ao começar uma corrida, sem que o motorista precise ficar ligando e desligando manualmente. A gravação começa no início da corrida e termina 20 segundos depois do fim da viagem.

De acordo com o anúncio da empresa, “Uma vez habilitado o novo recurso, os motoristas parceiros poderão gravar vídeo e áudio de todas as viagens”.

Mas e quanto ao conteúdo da gravação? Quem pode ver?

Uber

Ainda pensando na segurança e na privacidade dos motoristas e dos passageiros, a Uber anunciou que o acesso a essas filmagens será restrito. Essa visualização só acontece caso seja sinalizado algum incidente de segurança. Caso nada tenha sido sinalizado, a gravação é apagada automaticamente depois de 7 dias.

“Se o motorista parceiro abrir uma reclamação, ele terá a opção de adicionar o arquivo com o vídeo em questão. Só então a Uber – que tem a chave da criptografia – terá acesso às imagens. No caso de investigações, as autoridades competentes também podem solicitar acesso a essas imagens para a Uber, na forma da lei.”

Já em relação aos passageiros, assim como acontece quando há câmera de segurança extra no carro, eles também receberão um aviso de que estão sendo filmados.

Quando estará disponível?

Porém o recurso ainda está em fase de testes. Aqui no Brasil por enquanto ela será liberada apenas em dois municípios, sendo eles Santos (SP) e João Pessoa (PB). Já nos Estados Unidos ele já está sendo testado em 3 cidades, sendo elas Cincinnati, Louisville e Nova York.

A empresa revelou que os passos seguintes sobre o recurso serão tomados após os feedbacks desses motoristas, então ainda não tem uma data certa para chegar para outros. Ele será uma função extra no aplicativo gratuita, o que significa que o motorista não precisará pagar nada para ter acesso a ela.

Postado por
Redatora apaixonada por tecnologia, séries e jogos. Adoro explorar tendências tech, mergulhar no universo geek e transformar tudo isso em conteúdo que conecta e inspira!
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!