Nesta quarta-feira (14) a Sony apresentou 3 novos smartphones top de linha. Tratam-se do Xperia 1 III (lê-se Xperia 1 Mark III), Xperia 5 III e Xperia 10 III. Os grandes diferenciais desses smartphones é que eles possuem tela com resolução 4K e taxa de atualização de 120 Hz e uma ficha técnica super avançada e parruda. Vamos conhecer um pouco mais a fundo estes novos celulares.
Sony Xperia I III
Vamos começar falando do Xperia 1 III, que já chama atenção devido a sua tela. Ela tem 6,5 polegadas e resolução 4K (3860 x 1644 pixels). Além disso, a taxa de atualização é de 120 Hz, o que confere uma maior fluidez às animações e jogos. Por ter uma proporção de 21:9, o corpo deste smartphone é um pouco mais esticado do que o normal.
Debaixo do capô a Sony resolveu colocar um conjunto de hardware bem potente. Temos um processador Qualcomm Snapdragon 888, 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno. A bateria tem uma capacidade de 4.500 mAh. Ele já vem com o Android 11 instalado e suporte às redes móveis 5G.
O conjunto fotográfico também impressiona bastante. Ele é formado por 4 câmeras. A principal tem 12 megapixels de resolução. A secundária também, mas ela usa uma lente ultrawide para acomodar mais elementos na imagem. A terceira câmera tem uma lente do tipo periscópio e com distância focal ajustável.
Isso significa que você pode setar a distância focal em 70 mm. Nessa configuração a abertura da lente fica em f/2,3 e o zoom é de 3x. Quando você seta a distância focal para 105 mm a abertura da lente diminui para f/2,8 e o zoom aumenta para 5x. A última câmera é, na verdade, um sensor 3D. Fechando o conjunto fotográfico, o sensor frontal é de 8 megapixels.
Sony Xperia 5 III
O Xperia 5 III é um modelo um pouco mais simples. Ele traz uma tela com tamanho e resolução menores (6,1 polegadas e Full HD+), mas mantém a taxa de atualização de 120 Hz. Na frente também encontramos a câmera frontal de 8 megapixels, que é a mesma do modelo citado no tópico anterior.
Por dentro o conjunto de hardware praticamente se repete, com exceção da memória RAM que é de “apenas” 8 GB (ao invés de 12 GB). O processador continua sendo o Snapdragon 88, ele continua com 256 GB de armazenamento interno e a bateria de 4.500 mAh. Por fim, no que diz respeito às câmeras traseiras elas continuam iguais, mas sem o sensor 3D.
Sony Xperia 10 III
Por fim, vamos falar do Xperia 10 III, que é um modelo de segmento intermediário e o mais simples do trio. Ele tem uma tela de 6 polegadas com resolução Full HD+ e sem notch. A câmera frontal de 8 megapixels fica no cantinho da borda. Dessa forma não foi necessário incluir o recorte da tela.
O conjunto de hardware é um pouco mais modesto, adotando um processador Snapdragon 690 com suporte às redes 5G, 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. A bateria se repete com sua capacidade de 4.500 mAh. E assim como os seus irmãos mais potentes o Xperia 10 III também vem com o Android 11 já instalado.
Preços e disponibilidade
Infelizmente, a Sony não divulgou qual o preço que os três celulares vão custar. Mas, no ano passado, ao lançar o Xperia 1 II, o preço sugerido foi de US$ 1.199,00 (mais de R$ 6.800 em conversão direta).
Vale lembrar também que dificilmente esses smartphones serão comercializados de maneira oficial no Brasil, haja vista que a Sony não vende celulares por aqui desde 2019. E aí, o que você achou dos novos modelos de celulares da Sony?