Lançado em março, o smartphone ASUS ROG Phone 5 foi homologado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta terça-feira (18). Dentre os destaques deste smartphone gamer encontram-se o processador Snapdragon 888, até 18 GB de memória RAM e uma tela com taxa de atualização de 144 Hz.
Homologação da Anatel
O certificado de conformidade técnica emitido pela Anatel revela algumas informações sobre este novo smartphone da ASUS. Primeiramente, descobrimos que o modelo deste celular é o “ZS673KS”. E o seu nome comercial é realmente “ROG Phone 5”.
A agência também listou duas unidades fabris para o aparelho. A primeira fica localizada na cidade de Jundiaí (SP) e a outra fica na China. Ao que parece, o ROG Phone 5 virá com carregador na caixa, indo contra a corrente do mercado, que passou a retirar este item dos celulares mais caros.
Além disso, o documento da Agência Nacional de Telecomunicações cita 5 modelos diferentes do mesmo aparelho. O mais potente deles tem 18 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento interno. Entretanto, vale a pena ressaltar que isto não é uma confirmação de que os 5 modelos serão vendidos aqui no Brasil.
Inclusive, não existe nenhuma data ou previsão de quando o ROG Phone 5 chegará às lojas ou aos sites de ecommerce. Pode ser que a ASUS não chegue a comercializá-lo, de fato.
Especificações técnicas do ROG Phone 5
Classificado como um smartphone gamer, o ASUS ROG Phone 5 possui especificações técnicas bem parrudas. A começar pela sua tela de 6,78 polegadas, resolução de 2448 x 1080 pixels e painel AMOLED. A tela conta com uma taxa de atualização de 144 Hz e uma taxa de amostragem de toque de 300 Hz. Isso significa que as animações são mais fluidas e o tempo de resposta ao toque bem menor.
Por dentro encontramos um processador top de linha. Trata-se do Qualcomm Snapdragon 888. Ele vai trabalhar em conjunto com 8 GB, 12 GB, 16 GB ou até 18 GB de memória RAM a depender do modelo. Dentre as opções de armazenamento interno temos 128 GB, 256 GB ou 512 GB nas versões mais caras.
Outro destaque do aparelho é a bateria com seus 6.000 mAh de capacidade. Ela é dividida em duas partes, o que ajuda a equilibrar o peso do aparelho e ajuda no arrefecimento. Por falar em sistema de resfriamento, o ROG Phone 5 possui um sistema próprio para ajudar a manter os componentes internos em temperaturas mais baixas, mesmo durante a reprodução de jogos.
Preço e disponibilidade
Apesar da homologação da Anatel, não sabemos quando a ASUS começará a vender o ROG phone 5 aqui no Brasil. Obviamente que o preço também não foi revelado. Mas podemos tomar por base o preço praticado na Europa.
No velho continente o dispositivo começa com o preço de 799 euros e vai até 1.299 euros na versão mais cara e completa. Convertendo em reais, isso dá mais ou menos R$ 5.135 na versão mais básica e módicos R$ 8.350 no modelo mais caro. Por aí já dá pra ter uma ideia de que o ROG Phone 5 será um aparelho bem caro.
E aí, tem interesse em comprar?