O Snapdragon 4s Gen 2 é o mais recente SoC da Qualcomm para celulares intermediários e até para alguns celulares de entrada. Ele vem com oito núcleos de CPU, GPU Adreno e usa tecnologia de 4 nanômetros. Espera-se que os primeiros aparelhos com esse chip cheguem ao mercado em 2024.
Dos oito núcleos, seis são voltados para economia de energia e funcionam a até 1,8 GHz. Os outros dois são usados para tarefas pesadas e podem chegar a 2 GHz. A Qualcomm não entrou em detalhes sobre a GPU, mas disse que ela suporta decodificação de vídeo H.265 ou VP9.
Também há suporte para OpenGL ES 3.2, OpenCL 2.0 e Vulkan 1.1. Mesmo assim, não se espera um desempenho gráfico de ponta, já que o chip suporta telas Full HD+ com até 90 Hz de atualização, indicando seu foco em dispositivos intermediários.
A Qualcomm enfatiza o suporte a 5G do Snapdragon 4s Gen 2. O chip visa ampliar o acesso à rede 5G em celulares mais acessíveis. Chris Patrick, gerente geral de dispositivos móveis da Qualcomm, comenta:
“A plataforma móvel Snapdragon 4s Gen 2 é um salto significativo para tornar a tecnologia 5G mais acessível, para que mais pessoas possam navegar pelo mundo em velocidades 5G.“
O modem integrado suporta 5G Standalone (SA) em frequências abaixo de 6 GHz, alcançando downloads de até 1 Gb/s.
Quanto à conectividade, o chip suporta Wi-Fi 5, Bluetooth 5.1 e conexões USB 3.1 Gen 1 via USB-C. Na parte de câmeras, ele comporta duas traseiras de até 16 megapixels cada ou uma única de 32 megapixels, com vídeos em 1080p. Para geolocalização, oferece GPS, Glonass, BeiDou, Galileo, NavIC, QZSS e GNSS (L1 + L5).
Além disso, o SoC aceita memórias LDDDR4x de até 2.133 MHz e tem o Quick Charge 4+ da Qualcomm, que promete carregar 50% da bateria em 15 minutos. Conforme anunciado, os primeiros smartphones com o Snapdragon 4s Gen 2 devem ser lançados até o final de 2024.