Nesta terça-feira (30) o Banco Central finalmente autorizou os pagamentos feitos pelo WhatsApp. A funcionalidade de pagamentos foi anunciada em junho de 2020, mas ela foi rapidamente proibida pelo Banco Central.
O motivo da proibição, segundo a instituição, foi para analisar eventuais riscos à concorrência e à privacidade. Após 9 meses de análise, o órgão regulador aprovou as transações comerciais feitas através do aplicativo de mensagens.
Leia também
WhatsApp Desktop: Como fazer chamadas de vídeo
É válido ressaltar, no entanto, que as transações só serão possíveis através das operadoras dos cartões com bandeira Visa e Mastercard. Essas são, basicamente, as maiores operadoras de cartão de crédito do mundo. Com essa novidade, elas poderão reduzir os custos para os usuários de serviços de pagamentos.
A decisão foi informada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que disse: “Vejo um casamento entre mídia social e o mundo das finanças. Os controladores têm de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade”.
E quais tipos de transações comerciais serão permitidas através do WhatsApp? As seguintes:
- Transferências de valores;
- Carregamento de serviços e cartões pré-pagos;
- Depósitos.
É importante salientar que as compras direto do WhatsApp ainda estão proibidas. Sobre esta possibilidade o Banco Central emitiu o seguinte comunicado:
“As autorizações de hoje não incluem os pleitos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao Programa Facebook Pay, que seguem em análise no BC”.
Ou seja, o Banco Central segue analisando a possibilidade de aprovar (ou não) compras feitas diretamente no aplicativo. O WhatsApp é, hoje, uma das principais ferramentas de vendas para inúmeros lojistas, em especial os pequenos e médios. Por isso que a funcionalidade de venda direta pelo mensageiro é tão aguardada por esse segmento.
Apesar da aprovação, a funcionalidade de pagamentos ainda não está disponível no WhatsApp. Sobre esse assunto o WhatsApp fez o seguinte comentário:
“Estamos empenhados nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível. Agora, mais do que nunca, pagamentos digitais seguros e convenientes oferecem uma solução vital para transferir dinheiro rapidamente para pessoas que necessitam e auxiliar empresas em sua recuperação econômica”.
Agora só nos resta aguardar a disponibilização do serviço por parte do WhatsApp no Brasil. E depois que ele for liberado, é preciso ficar de olho ainda mais aberto para escapar dos golpes, que com certeza ficarão mais fáceis de serem aplicados.
Fonte: Banco Central via O Globo