Os smartphones dobráveis vêm, aos poucos, ganhando cada vez mais destaque e interesse no mercado de dispositivos móveis. A Samsung, empresa que sai na frente nesse segmento, apresentará sua nova geração de smartphones dobráveis no próximo dia 11 de agosto, em um evento virtual.
Leia também:
TLC Fold ‘n Roll é um smartphone conceitual dobrável e com três telas
Xiaomi anuncia o smartphone dobrável Mi Mix Fold
Embora o mercado para esse tipo de aparelho ainda seja um pouco tímido, o esperado é que as vendas cresçam de forma significativa para a Samsung com a chegada de smartphones dobráveis com melhorias no design, no hardware e com preços mais competitivos.
Smartphones dobráveis estão ganhando seu espaço
De acordo com a última previsão de demanda para smartphones dobráveis feita pela Counterpoint Research, as vendas para 2021 continuarão na faixa de 9 milhões de unidades, o que já é um aumento de 3 vezes em relação ao ano passado.
Nesse cenário a Samsung irá dominar, com 88% da fatia do mercado. Para 2023, o que se espera é que essa demanda cresça em 10 vezes. E mesmo com cada vez mais fabricantes entrando nessa categoria, a Samsung ainda dominará com 75% da fatia do mercado.
A Apple deverá lançar o seu smartphone dobrável em 2023, o que trará um ponto de inflexão, ou seja, a previsão poderá ser diferente. Isso fará com que essa categoria de smartphone se torna ainda mais popular e também ajudará a melhorar a escala de produção.
Aparelhos cada vez melhores
O novos Galaxy dobráveis da Samsung já estão sendo bastante aguardados e o que se espera é que eles cheguem com melhorias consideráveis em relação aos antecessores. Jene Park, analista sênior da Counterpoint afirma que “Com uma queda significativa de preço, design e aparência aprimorados, a Samsung provavelmente terá como alvo os clientes mais jovens com o novo smartphone dobrável Flip. Os novos modelos do Galaxy Z também terão suporte para S Pen, o que pode ajudar a absorver os usuários do Note”.
A Samsung já anunciou que seus novos smartphones da série Galaxy Z terão como foco principal “câmeras épicas, experiências vívidas e imersivas, baterias de longa duração e segurança forte”. O próximos smartphones Z dobráveis virão ainda com suporte para a S Pen e inovações no display.
Alguns rumores também sugerem que a Samsung está se preparando para reduzir os custos de alguns dos seus produtos como do Galaxy Z Flip 3 e do Fold 3. Isso poderia fazer com que eles chegassem ao mercado com preço mais competitivos. Esses aparelhos também podem ser uma oportunidade para que a empresa cresça na China.
Fonte: CounterpointResearch