Kaspersky é banido da Google Play Store, inclusive no Brasil

No último final de semana, o Google começou a remover todos os aplicativos de segurança para Android da Kaspersky de sua loja virtual, a Google Play Store. Além disso, a empresa também desativou as contas de desenvolvedor da empresa russa.

Essa medida acabou impactando diretamente usuários de vários países, inclusive aqui no Brasil, onde já não é mais possível instalar os aplicativos da empresa pela Play Store. Isso inclui até mesmo os mais populares, como o Kaspersky Endpoint Security e o VPN & Antivirus by Kaspersky. Confira mais detalhes!

Leia também:

Brasil é o segundo país mais atacado por trojan encontrado na Google Play Store
Apps de baixa qualidade serão removidos da Google Play

Kaspersky oferece alternativas para instalação

Kaspersky

A Kaspersky confirmou o problema em seus fóruns oficiais e informou que está investigando o motivo da remoção. “Os downloads e atualizações dos produtos da Kaspersky estão temporariamente indisponíveis na Google Play Store”, declarou um porta-voz da empresa.

A empresa também revelou que está avaliando as circunstâncias que levaram à retirada e buscando soluções para “garantir que os usuários de seus produtos possam continuar baixando e atualizando seus aplicativos na Google Play.”

Enquanto os aplicativos estão fora da Play Store, a Kaspersky também sugeriu que os usuários instalem seus produtos de segurança por meio de outras plataformas, como o Galaxy Store, Huawei AppGallery e Xiaomi GetApps.

Outra opção é o download direto dos arquivos de instalação (.apk) a partir do site oficial da Kaspersky. Na própria página suporte do site oficial da empresa eles explicam o passo a passo para fazer a instalação por meio do .apk, porém está em inglês.

Motivo por trás da remoção

A ação do Google veio após a Kaspersky anunciar em julho que encerraria suas operações nos Estados Unidos, em resposta às sanções impostas pelo governo americano. Em junho, o Departamento de Comércio dos EUA sancionou a empresa russa e 12 de seus executivos, além de proibir o uso do software antivírus da Kaspersky, citando preocupações de segurança nacional.

Em um comunicado, o Google confirmou que a remoção dos aplicativos da Kaspersky foi resultado direto dessas sanções. “O Bureau de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio dos EUA anunciou recentemente várias restrições à Kaspersky. Como resultado, removemos os aplicativos da Kaspersky da Google Play”, disse um porta-voz do Google.

O incidente ocorre em um momento delicado para a Kaspersky, que em setembro tomou a controversa decisão de remover seu software de segurança dos computadores de clientes nos Estados Unidos e substituí-lo por uma solução alternativa da UltraAV, sem informar ou solicitar a permissão dos usuários. Dessa forma, a remoção dos aplicativos da Play Store surge como mais um desafio para a empresa, que agora precisa equilibrar suas operações globais com as sanções e regulamentações impostas por diferentes governos.

Fonte: bleepingcomputer

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!