A Apple pode entrar no segmento de smartphones dobráveis antes do que era esperado, segundo uma apuração feita pelo site The Information. A empresa já teria finalizado a fase de concepção do iPhone dobrável e estaria em negociações com fornecedores na Ásia.
O modelo seria do tipo clamshell, semelhante ao Galaxy Z Flip da Samsung e ao Razr 50 Ultra da Motorola, e teria o tamanho de um smartphone convencional quando aberto.
iPhone dobrável já está na fase de pesquisa e desenvolvimento
Fontes indicam que o dispositivo dobrável da Apple, chamado internamente de V68, está sendo desenvolvido com dois objetivos principais: eliminar a marca de dobra visível quando os telefones dobráveis estão abertos e tornar o aparelho mais fino. A Apple quer evitar que ele fique com a espessura de dois smartphones empilhados, como é comum nos modelos atuais dos concorrentes.
Mídias coreanas também relatam que a Apple está na fase de pesquisa e desenvolvimento para o dobrável. Segundo relatos locais, a Apple até já teria assinado um contrato de fornecimento de telas com a Samsung Display. A previsão de lançamento para 2026 se baseia no ciclo típico de desenvolvimento de produtos da empresa, que geralmente dura dois anos.
Ainda segundo a imprensa coreana, o motivo para a Apple se apressar em lançar um iPhone dobrável está no enorme sucesso que esse tipo de aparelho faz na China, um dos maiores mercados do mundo:
“Inicialmente, especulou-se que a Apple lançaria primeiro um iPad dobrável para avaliar a reação do mercado e acumular experiência de vendas antes de introduzir a tecnologia em seu produto principal, o iPhone. No entanto, devido aos desafios encontrados no mercado chinês de smartphones, a Apple ajustou seus planos e pode apresentar o iPhone como seu primeiro produto dobrável.”
MacBooks dobráveis também estão no roadmap da Maçã
Em fevereiro, o mesmo The Information informou que a Apple estava trabalhando em protótipos de dois tamanhos diferentes. Em maio, o analista de mercado Ming-Chi Kuo indicou que a empresa prepara MacBooks dobráveis com telas de 18,8 e 20 polegadas, próximos aos tamanhos dos modelos atuais. Kuo também prevê que eles chegarão ao mercado em 2026, antes da previsão anterior de 2027.
A Apple também estaria desenvolvendo um novo mecanismo de câmera para seus smartphones, capaz de controlar a abertura e criar um efeito de retrato.