Por essa você não esperava! Um documento restrito da Apple, direcionado para os vendedores nas lojas oficiais, revela que nenhum dos 4 modelos do iPhone 12 (iPhone 12 Mini, iPhone 12, Pro e Pro Max) consegue se conectar às redes 5G se estiverem no Modo Dual SIM.
Leia também
Apple anuncia iPhone 12 com três variantes
Anatel homologa iPhone 12 Pro, que já pode ser vendido no Brasil
iPhone 12 é homologado pela Anatel
O referido documento traz a seguinte informação: “ao usar duas linhas no modo Dual SIM, os dados 5G não são suportados em nenhuma das linhas e ficarão em 4G LTE”. O curioso é que esta informação não é dada nem no site oficial e nem nos artigos de suporte da Apple. Em minha opinião, a empresa deveria informar esta limitação aos seus clientes.
O tal documento foi vazado por um usuário do Reddit, de nome RFPro a mais ou menos 5 dias. Em seguida, o site MacRumors foi investigar a informação e confirmou que realmente ela é verdadeira.
Todos os novos modelos de iPhone têm suporte aos chips nano-SIM e também eSIM. Se você usar um chip eSIM de uma operadora com suporte ao 5G, vai conseguir usar as redes de quinta geração normalmente. Mas, se você usar um chip nano-SIM tradicional, muito provavelmente ficará impossibilitado de usar as redes 5G.
Correção e uso do 5G pelo iPhone 12
A boa notícia é que a Apple vai corrigir essa limitação ainda em 2020. Até o final do ano ela vai lançar uma atualização para o iOS que, por fim, permitirá que você use as redes 5G mesmo quando estiver usando dois chips de operadora.
Entretanto, vale lembrar que o iPhone 12, por padrão, não vai usar o 5G em 100% do tempo. As antenas de 5G consomem muita energia. Se o iPhone fosse usá-las o tempo inteiro, a bateria duraria poucas horas. Por isso você navegará boa parte do tempo em 4G e somente quando for assistir vídeos por streaming ou fazer uma chamada de vídeo é que o aparelho usará as redes de quinta geração.
Além disso, nunca é demais lembrar que as redes de quinta geração de verdade ainda vão demorar alguns anos para se popularizar no Brasil. para você ter uma ideia, só no ano que vem é que a Anatel fará o leilão das frequências de 5G. Enquanto isso, as 4 principais operadoras do país usam bandas licenciadas para ofertar o 5G por aqui.