O Instagram anunciou que já está disponibilizando de forma global a ferramenta de supervisão para os pais na rede social, chamada de Central da Família. Ela permite que os responsáveis possam ter um controle maior sobre o que o adolescente faz na rede social e até mesmo definir um limite de tempo diário para usar o aplicativo.
A ferramenta já estava disponível nos Estados Unidos e agora chega para outros países, como o Brasil, trazendo mais uma forma de tentar garantir um uso mais saudável da plataforma para jovens.
Leia também:
Instagram é a rede social preferida dos jovens brasileiros, aponta pesquisa
Instagram anuncia melhoras para sinalização de “Não tenho interesse” em postagens
Central da Família permite controlar o tempo dos jovens na rede
Com a Central da Família, os pais, mães e responsáveis pelo adolescente poderão configurar algumas ferramentas que ajudam a supervisionar e controlar um pouco melhor a experiência dos jovens no Instagram.
“É importante que o adolescente tenha privacidade para explorar o mundo ao redor e sua identidade. Isso sempre foi algo importante para a gente. Não é para controlar, mas para orientar. Queremos que isso dispare conversas na família”
Entre essas ferramentas estão a possibilidade de ver quanto tempo os jovens passam na rede social por dia, limitar esse tempo e de definir horários específicos no dia ou na semana onde o aplicativo não poderá ser usado. Essa ferramenta é importante para impedir que os jovens acessem o Instagram quando estiverem na escola, por exemplo, ou até mesmo depois do horário de dormir ou de madrugada.
Quando isso acontece, o adolescente recebe uma mensagem sobre o seu limite diário. Quando está faltando 10 minutos para acabar, o Instagram avisa. E quando o tempo for esgotado, o aplicativo é bloqueado.
A Central da Família também envia notificação para os pais quando o jovem denunciar alguma conta ou publicação, mostrando qual foi a publicação e o tipo de conteúdo que eles estão denunciando na rede. Também é possível ficar de olho em quais perfis o adolescente segue na plataforma.
Uma melhora da ferramenta é que agora são os próprios pais que enviam o convite para ativar a ferramenta de supervisão, já que antes só era possível enviar do aparelho do adolescente. Mas, mesmo depois de enviar o convite, ainda é preciso que o adolescente em questão aceite.
Mais controle para os jovens no Instagram
Segundo a plataforma, essa Central da Família é apenas “o primeiro passo de uma jornada de longo prazo para desenvolver ferramentas de supervisão intuitivas, com a ajuda de especialistas, adolescentes e pais”. Eles também anunciaram que, em breve, a ideia é que a Central da Família permita um controle sobre todos os produtos da Meta, não apenas o Instagram.
Além da opção de controle da rede social, a Central também oferece conteúdos interessantes para os pais e responsáveis na central de educação. Lá, eles poderão encontrar alguns recursos e artigos de especialistas como vídeos e dicas para ajudar a lidar com adolescentes, mostrando a forma correta de falar com eles sobre a internet e as redes sociais, por exemplo.
“Juntamente com os principais pesquisadores, organizações sem fins lucrativos e especialistas de confiança, estamos desenvolvendo recursos que oferecem aos pais mais suporte para orientar a experiência online dos filhos adolescentes.”
Os pais também terão acesso a tutoriais para aprender a mexer com a nova ferramenta, além de conhecer também outras ferramentas de supervisão que já estão disponíveis na plataforma hoje em dia.
Disponibilidade e como acessar
A ferramenta começou a ser disponibilizada ontem (15) e em breve deve chegar para todos, então mantenha o Instagram sempre atualizado. Para enviar o convite de supervisão basta abrir o aplicativo, acessar o menu localizado no canto superior direito, escolher Configurações > Supervisão > Criar convite e compartilhar o link com o adolescente. Ele tem 48 horas para aceitar.
Também é possível criar o convite a partir deste link.
Lembrando que a Meta já dispõe de outras ferramentas para tentar proteger os jovens na plataforma, como tornar todas as contas de menores de 16 anos privadas automaticamente, restringir algumas mensagens diretas e limitar os anúncios para menores de 18 anos.
Fonte: Meta