A Xiaomi anunciou o HyperOS em 2023 como um sistema que substitui a interface MIUI 14. Em menos de um ano, surgiram rumores de que o HyperOS 2.0 já está sendo desenvolvido. Um dos recursos esperados na nova versão é uma função que detecta câmeras escondidas no ambiente.
Esse recurso é relevante pois há muitos casos de pessoas encontrando câmeras escondidas em quartos de hotel, imóveis alugados pelo Airbnb, salas de espera e até mesmo em banheiros públicos.
Leia também
Xiaomi revela quando e quais smartphones vão receber o HyperOS em 2024
Camera Scan é o nome da novidade
Segundo o XiaomiTime, o HyperOS 2.0 incluirá uma ferramenta chamada Camera Scan que “detecta câmeras escondidas para proteger sua privacidade e segurança pessoal”.
Ainda não se sabe exatamente como o recurso funcionará. Parece que o usuário precisará abrir a ferramenta e usar a câmera do celular para escanear o local. Após a varredura, a ferramenta indicará se detectou alguma câmera.
É possível que ela tente identificar sinais de luz infravermelha emitidos por câmeras escondidas. Além disso, a função poderá analisar a rede Wi-Fi local para encontrar dispositivos conectados que possam ser câmeras ou microfones.
Saberemos se o recurso é eficaz apenas após testes. Se os rumores forem verdadeiros, o Camera Scan estará disponível no HyperOS 2.0, que deve ser lançado oficialmente em outubro de 2024. A primeira versão do HyperOS foi lançada em outubro de 2023.
A nova versão provavelmente será baseada no Android 15, mas celulares que não suportam essa versão podem receber uma adaptação do HyperOS 2.0 com base no Android 14.
No entanto, ainda não há informações sobre quais smartphones da Xiaomi receberão o HyperOS 2.0, nem se a função de detecção de câmeras ocultas será disponibilizada globalmente.