A Samsung costuma equipar seus smartphones com 2 variações de processadores. Alguns mercados recebem o celular com o chip Qualcomm Snapdragon e outros mercados recebem o celular com o chip Exynos, fabricado pela própria Samsung. Para o Galaxy S22, que pode ser lançado em janeiro ou em fevereiro, a companhia resolveu fazer algumas mudanças.
Para os sucessores do Galaxy S21, a Samsung utilizará os chips Qualcomm Snapdragon 898 e o chip Exynos 2200. Porém, ela faz essa divisão por países. Por exemplo, no Brasil a empresa tradicionalmente envia seus celulares com o chip Exynos. Então, não é possível chegar em uma loja e escolher entre o chip da Qualcomm e o chip da Samsung. Só tem o da Samsung pra vender.
Vamos pegar como exemplo o Galaxy S21. Ele foi enviado com o processador Snapdragon 888 apenas para a China e os Estados Unidos. Todos os demais países receberam o Galaxy S21 equipado com o processador Exynos 2100, inclusive aqui no Brasil. Mas parece que a gigante sul-coreana está querendo alterar essas proporções.
Galaxy S22 com Snapdragon chegará em mais mercados
Nesta terça-feira (9) um rapaz chamado Max Weinbach fez uma série de tweets que sugerem que mais mercados receberão o Galaxy S22 com o Snapdragon 898. Pelo que ele falou, os mercados asiáticos e africanos vão receber o Galaxy S22 com o chip Snapdragon 898, em detrimento ao Exynos 2200. O assunto começou depois que postaram uma foto com os modelos do Galaxy S22 e os seus respectivos países, como você pode conferir abaixo.
Os modelos que vão ter o Exynos 2200 são os seguintes:
- SM-S901N
- SM-S906N
- SM-S908N
- SM-S901B
- SM-S906B
- SM-S908B
Os 3 primeiros modelos da lista acima (terminados em N) são destinados à Coreia do Sul. E os 3 últimos modelos (terminados em B) serão comercializados no resto do mundo, incluindo o Brasil. A numeração acima se refere às edições convencional, Plus e Ultra do Galaxy S22.
Já os modelos abaixos receberão o processador Snapdragon 898:
- SM-S901U
- SM-S906U
- SM-S908U
- SM-S901E
- SM-S906E
- SM-S908E
Os modelos terminados em U serão comercializados nos Estados Unidos. Já os terminados em E serão destinados à Ásia e à África. Essa lista se baseia em um artigo do site Galaxy Club.
Gráficos AMD e Ray Tracing
Como vimos acima, o Brasil continuará recebendo os modelos com Exynos 2200. Mas isso pode ter algumas vantagens. Dentre as novidades trazidas para o novo chip, estão a implementação da arquitetura AMD RDNA 2. Com ela os gráficos dos celulares serão muito melhorados, inclusive com a adoção do Ray Tracing.
Caso você não saiba, o Ray Tracing é uma incrível tecnologia que calcula em tempo real a direção e a interação da luz com o cenário. Assim a iluminação dos ambientes em 3D ficam muito mais realistas e interativas. Infelizmente, não sabemos outros detalhes do novo processador da Samsung.
O Qualcomm Snapdragon 898, por sua vez, usará como arquitetura a ARMv9, um processo de fabricação de 4 nanômetros e a GPU Adreno 730, que também deverá melhorar os gráficos mobile.
Galaxy S22 e S22+ sem grandes mudanças
A nova geração de smartphones da Samsung deverá manter algumas características iguais à geração anterior. Uma delas é a câmera frontal de 10 megapixels. A informação foi dada pelo Galaxy Club, que costuma acertar suas previsões. E isso é meio decepcionante. Esperava-se ao menos um aumento na resolução das câmeras frontais dos novos dispositivos.
O design parece que também não sofrerá alterações. Ou seja, tela plana e câmeras no canto esquerdo e posicionadas na vertical. Talvez a maior novidade seja mesmo o modelo Ultra, que vai receber um espaço para guardar a S Pen, assim como era na linha Galaxy Note.
Fontes: Android Police, Galaxy Club (1 e 2) e Max Weinbach