Todo ano o Google libera uma nova versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Android. Esse ano a nova versão é o Android 12, que já está em fase de testes há algum tempo, mas sem data ainda confirmada para o seu lançamento oficial.
Porém, segundo um documento vazado pelo próprio Google e postado no Twitter pelo editor do XDA Developers, essa data está mais próxima do que muitos imaginam. De acordo com o documento, a liberação do Android Open Source Project (AOSP) da nova versão do sistema acontecerá no dia 4 de outubro.
Leia também:
Android 12 permite que você controle o telefone com o rosto
Confira as novidades do Android 12 Beta 3
Documento revela data da liberação do AOSP
A data coincide com o dia em que o sistema operacional chegará com uma compilação estável para o Pixel, os celulares da empresa, o que indica que ela tem tudo para estar de fato certa. O Android 12 já está em fase de testes há alguns meses tanto nos Pixel quanto em outros aparelhos de outras marcas.
https://twitter.com/MishaalRahman/status/1437085889885310976
A chegada da nova versão do Android está sendo muito aguardada pelas suas novidades, principalmente em relação ao visual já que o Android 12 trará o novo padrão Material You com design modificado. A atualização também traz novos recursos e melhorias na segurança e na privacidade dos aparelhos.
Cronograma de estreia do Android 12
Como acontece todos os anos, caso o Google siga seu cronograma padrão, o Android 12 chegará em sua versão estável primeiro para os aparelhos da linha Pixel, que têm prioridade. A partir daí, as fabricantes poderão implementar o OS em seus aparelhos, e então as datas de liberação para cada modelo dependerão exclusivamente da marca.
Espera-se que fabricantes como Samsung e Xiaomi já comecem a liberar suas versões modificadas como a One UI 4.0 e MIUI 13 já no final desse ano para os aparelhos mais atuais. Isso acontece porque eles recebem o AOSP, que é todo o código do sistema operacional e é a edição mais pura.
Ela então é usada como base para que as fabricantes possam fazer suas modificações a depender dos seus aparelhos, com versões exclusivas de cada marca.
Hoje em dia o Android 12 já chegou a sua 5ª versão de testes, que geralmente é a última antes de ser lançado oficialmente. Ainda assim ele continua a receber várias novidades e recursos como é o caso do widget de Relógio renovado com o novo Material You e que apareceu há pouco tempo na versão beta.
Pode ser que essa data quando eles vão liberar o código-fonte não seja exatamente a mesma data do lançamento oficial do Android 12 entretanto, é bom ressaltar. O lançamento de uma versão estável ainda vai depender de como estão os testes e isso pode acontecer depois ou até mesmo antes dessa data.
O que nos resta é esperar para que o Google se pronuncie oficialmente sobre seu cronograma e divulgue as datas confirmadas, inclusive a do fim de testes.
Fonte: Twitter