O Android 13 já começou a ganhar os holofotes esse mês, quando foi lançado o primeiro preview da nova versão do sistema operacional do Google para desenvolvedores, revelando algumas novidades que chegarão com a atualização.
Entre elas está uma maior privacidade com os arquivos de mídia, ícones temáticos para aplicativos de terceiros e novas permissões para Wi-Fi. Mudanças bem vindas, mas que não parecem ainda ser muito grandiosas. Porém, um usuário conseguiu um feito que vale a pena conferir, ele rodou o Windows 11 em um smartphone com o Android 13.
Leia também:
Cuidado: site falso promete instalar o Windows 11 mas instala malware
Atualização do Windows 11 corrige problemas de desempenho de SSDs e HDs
Desenvolvedor revela vídeo jogando Doom no Android 13 rodando o Windows 11
Quem conseguiu o feito foi o desenvolvedor web de aplicativos Android, Danny Lin. Ele revelou as informações através de postagens no Twitter através da sua conta kdrag0n. Nas postagens dá para ver que é possível rodar alguns sistemas operacionais alternativos no Android 13 através da Máquina Virtual (VM), e um deles é o Windows 11.
Isso é possível graças a uma atualização no processo de inicialização e também no firmware do novo Android para o Tensor, que é o chip presente nos smartphones Pixel mais recentes e próprio do Google.
And here's Windows 11 as a VM on Pixel 6 https://t.co/0557SfeJtN pic.twitter.com/v7OIcWC3Ab
— Danny Lin (@kdrag0n) February 13, 2022
Com isso, além do Windows 11, também é possível executar outros sistema operacionais, como é o caso do Linux. No caso de Danny, ele mostrou o Windows 11 rodando no seu Google Pixel 6 que estava com a atualização Android 13 DP1.
Ele revelou que o Windows 11 estava rodando muito bem, mas que a aceleração do GPU não é suportada nesse caso. Ele até mesmo postou um vídeo mostrando como o smartphone estava rodando o jogo Doom no Windows 11 através do VM.
Booting Windows, logging in, using it a bit pic.twitter.com/r1ws0WFxOg
— Danny Lin (@kdrag0n) February 14, 2022
A explicação para como isso é possível pode ser vista em uma postagem no blog por Mishaal Rahman, clicando aqui. Mas, em resumo, ele afirma que o Google está se esforçando bastante para criar uma melhor padronização no sistema, ou seja, tornar o Android um pouco menos fragmentado. Seu alvo atual é a virtualização.
Dessa forma, no novo Android 13, existe uma estrutura mais robusta para o mecanismo de virtualização que serve como base para que ele possa padronizar o uso das máquinas virtuais no sistema operacional. Embora o objetivo principal seja uma maior segurança, isso abre espaço para o uso de aplicações como a usada por Danny.
Fonte: androidauthority