No último dia 13 de outubro a Apple anunciou os seus novos modelos de iPhones, bem como outros produtos para complementar a experiência de usuário. Dentre eles temos o carregador magnético MagSafe.
Este nome já é bem conhecido dos usuários Apple. O MagSafe era o carregador dos MacBooks de 2006 até 2016, quando foi descontinuado. E ele também era magnético. Quando você aproximava o plugue do conector ele era puxado por ímãs. Uma solução prática e elegante.
E agora, 4 anos depois, a Apple reviveu o MagSafe, mas com um novo formato e compatível com o iPhone. O novo MagSafe nada mais é do que um pequeno círculo achatado com uma série de ímãs ao redor da bobina de carregamento sem fio. Desta forma ele gruda na traseira do iPhone 12 e carrega a bateria do aparelho com uma eficiência de 15W.
O carregador MagSafe funciona também em outros modelos de iPhone mais antigos. Do iPhone 8 em diante, para ser mais exato. Mas, no iPhone 12 ele conta com o alinhamento magnético, que garante a máxima performance e velocidade do carregamento da bateria.
Mas o que muita gente não esperava era que o carregador sem fio MagSafe, da Apple, fosse funcionar também com aparelhos Android de diversas fabricantes. Devido ao histórico “fechado” da Apple e de sempre desenvolver tecnologias que só funcionavam com os aparelhos da marca, esse fato é sim um tanto quanto surpreendente.
Conforme você pode ver no vídeo abaixo, o carregador MagSafe funcionou perfeitamente em um Pixel 5, da Google. Ele gruda na traseira do Pixel 5 e o carrega normalmente. A única diferença está na potência de carga. No iPhone 12 ele alcança uma potência de 15W. Já no Pixel 5 é de “apenas” 12W. Portanto, o Pixel 5 não vai recarregar a bateria tão rápido quanto o iPhone 12.
Essa diferença se deve justamente ao alinhamento magnético do iPhone 12, que também possui imãs que ajudam a posicionar o MagSafe na posição ideal para ter a potência máxima proporcionada pelo MagSafe. Sendo assim, é possível também que o MagSafe funcione também em outros aparelhos Android compatível com o carregamento por indução magnética Qi.