Nesta quinta-feira (2), segundo noticiou o site Bloomberg News, a Apple está informando aos seus fornecedores que não espera que as vendas do iPhone 13 aumentem nas festas de fim de ano e nem no começo de 2022.
A Maçã está atualmente limitada pela quantidade de iPhones que podem ser produzidos com as peças disponíveis A preocupação não é nem tanto com a demanda. A Bloomberg diz que a Apple não espera que os clientes que se depararem com longos tempos de espera mantenham o interesse quando a oferta aumentar. É muito provável que eles escolham um modelo mais antigo ou mesmo de outra empresa.
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Do site Bloomberg News:
“A empresa disse a seus fornecedores de componentes que a demanda pela linha do iPhone 13 enfraqueceu, segundo pessoas a par do assunto, sinalizando que alguns consumidores decidiram não tentar obter o item.
[…]
Mas a esperança era compensar grande parte desse déficit no ano que vem, quando se espera que a oferta melhore. A empresa agora informa aos seus fornecedores que esses pedidos podem não se concretizar, segundo a fonte, que pediu para não ser identificada pois as discussões são privadas.”
A Bloomberg News já havia informado anteriormente que a Apple cortou seus planos de produção do iPhone 13 em 10 milhões de unidades devido a restrições de peças, incluindo a atual escassez global de chips. Duas de suas principais fornecedoras, a Broadcom e Texas Instruments não conseguirão cumprir os prazos acordados antes.
Estar limitada pela quantidade de iPhones que realmente podem ser produzidos no período de festas de fim de ano e depois esperar para ver se a demanda aumenta durante a escassez de chips é um novo cenário para a empresa. A Apple está acostumada a vender muito no final do ano. Ela se programa para lançar o iPhone em setembro/outubro justamente para isso.
A Maçã não divulga mais quantas unidades do iPhone vende por trimestre, mas a oferta restrita certamente afetará a receita. De qualquer forma, analistas esperam um aumento de 6% nas vendas do iPhone para o último trimestre de 2021. Isso significa um faturamento de US$ 117,9 bilhões. É um valor alto? É! Mas ainda assim menor do que os investidores esperavam.
Fonte: Bloomberg News