Na última terça-feira (13) a Apple anunciou a sua nova geração de iPhones, composta por 4 modelos. Pois bem, já nesta sexta-feira (16) o iPhone 12 Pro entrou em pré-venda na terra do Tio Sam e aqui no Brasil a Anatel acaba de homologar este aparelho. O que significa que se a Apple quiser já pode começar a comercializar o iPhone 12 Pro no Brasil. Vale ressaltar, no entanto, que ainda não temos informações a respeito de data de lançamento ou preços dos novos dispositivos Apple em nosso país.
Com uma tela OLED de 6,1 polegadas e três câmeras na traseira com o sensor LIDAR, o iPhone 12 Pro recebeu o código A2407 nas documentações da Anatel. O modelo A2407, segundo as especificações técnicas, possui compatibilidade com o 4G brasileiro, que atua nas frequências de 700, 1.800 e 2.600 MHz. Além disso, ele é compatível também com as redes 5G sub-6 com suporte ao compartilhamento dinâmico de espectro, que é usado por operadoras como a Claro.
O documento da agência reguladora também revela que o modelo A2407 não é compatível com o 5G de ondas milimétricas. Essa tecnologia estará disponível apenas para o modelo A2341, que é o iPhone 12 Pro vendido nos Estados Unidos. Ele possui uma pequena diferença física em relação ao modelo que será vendido no Brasil. Trata-se de um pequeno recorte na parte lateral, que é onde vai a antena para redes 5G de ondas milimétricas.
O documento de homologação também revela quais fábricas podem produzir o iPhone 12 Pro, dentre elas a fábrica da Foxconn de Jundiaí, São Paulo. Estão listadas também as fábricas da China e da Índia.
Mas não foi apenas o iPhone 12 Pro que foi homologado. As baterias do iPhone 12 Mini (A2471), iPhone 12 (A2479) e iPhone 12 Pro Max (A2466) também passaram pelo crivo e pela aprovação do nosso órgão regulador. As baterias, por serem um componente sujeito à explosões em caso de falhas, passa por uma bateria de testes diferentes para garantir a sua segurança.
A bateria do iPhone 12 Mini terá uma capacidade de 2.227 mAh, a do iPhone 12 uma capacidade de 2.815 mAh. Interessante notar que a Apple reduziu a capacidade da bateria em relação ao iPhone 11, que tem uma capacidade de 3.110 mAh. Talvez seja por que o iPhone 12 é mais fino e menos comprido.
Então agora é só uma questão de tempo para a Apple começar a vender oficialmente os novos iPhones aqui no Brasil. Ainda nesta sexta-feira (16) a Apple começou a vender o iPad de 8ª geração e o iPad Air (2020) em território brasileiro.