Desde sua criação em 2010, o Instagram se tornou uma das redes sociais mais populares do mundo. Com mais de um bilhão de usuários ativos mensais, a plataforma é uma das mais poderosas ferramentas de marketing e influência digital.
No entanto, por trás do sucesso do aplicativo, existem muitas histórias interessantes que muitos usuários desconhecem. Aqui estão seis curiosidades fascinantes sobre a história do Instagram.
Leia também:
Adeus, Linktree: Instagram agora permite cinco links na bio
Instagram agora permite criação de pastas compartilhadas entre amigos
6 curiosidades sobre a história do Instagram
1 – Um dos cofundadores do Instagram é brasileiro
Kevin Systrom e Mike Krieger são os nomes por trás do Instagram, uma das redes sociais mais populares do mundo. Systrom, nascido em 1983 em Massachusetts, estudou ciência da computação e administração de empresas na Universidade de Stanford. Antes de fundar o Instagram, ele trabalhou na Google como engenheiro e depois na Nextstop, uma startup de recomendações de viagens, onde foi cofundador.
Já Mike Krieger nasceu no Brasil em 1986 e mudou-se para os Estados Unidos para estudar engenharia de software na Universidade de Stanford. Antes de fundar o Instagram, ele trabalhou em várias startups, incluindo o Meebo, um serviço de mensagens instantâneas na web.
Systrom e Krieger se conheceram enquanto trabalhavam juntos na Nextstop, onde compartilharam suas ideias sobre a criação de um aplicativo de check-in de localização para dispositivos móveis. A ideia evoluiu para o Instagram, uma rede social de compartilhamento de fotos que rapidamente se tornou popular entre os usuários de smartphones.
2 – Origem do nome
O nome “Instagram” é uma combinação de “instant” (instantâneo) e “telegram” (telegrama). A ideia por trás do nome era a de uma plataforma que permitisse que as pessoas compartilhassem fotos instantaneamente, como um telegrama visual. Kevin Systrom, um dos fundadores do Instagram, revelou em entrevistas que o nome surgiu em uma conversa com um amigo enquanto caminhavam em uma praia em Baja, no México.
Juntos, eles brincaram com várias ideias de nomes, até que chegaram ao Instagram, que acabou sendo o escolhido. Um dos motivos da escolha foi também fazer uma homenagem a essas ferramentas do passado, tanto que a primeira versão do logo da empresa remetia a uma câmera instantânea Polaroid.
3 – Facebook apostou alto na compra do Instagram
Em abril de 2012, o Facebook anunciou a aquisição do Instagram por um valor de US$ 1 bilhão em dinheiro e ações. Embora hoje em dia a compra possa parecer óbvia pelo sucesso da plataforma, na época, o Instagram era uma startup relativamente nova, com apenas dois anos de idade, que havia conquistado principalmente usuários e comunidades dedicadas de fotógrafos e entusiastas da fotografia.
A aquisição foi surpreendente para muitos observadores do setor de tecnologia, já que o Instagram não tinha um modelo de negócios claro na época e ainda não gerava lucros significativos. No entanto, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, viu o Instagram como uma oportunidade de fortalecer a presença da empresa no mercado móvel e expandir sua base de usuários em rápido crescimento.
E como a história mostra, a aposta foi certa. O Instagram se tornou uma das plataformas de mídia social mais populares e influentes do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. A plataforma foi integrada ao ecossistema do Facebook, permitindo que os usuários compartilhem fotos e vídeos diretamente em ambas as plataformas.
4 – Primeira foto postada foi de um cachorro
A primeira foto postada no Instagram foi uma imagem do cachorro “Bones” (ossos, em português), postada pelo cofundador do Instagram, Kevin Systrom, em 16 de julho de 2010. E que, por acaso, era dono do cachorro.
A imagem foi escolhida como a primeira postagem do Instagram porque Systrom queria mostrar como a plataforma era fácil de usar e como permitia que os usuários compartilhassem fotos instantaneamente com seus amigos e seguidores. Embora ela tenha sido bem simples, acabou se tornando significativa por marcar o início de uma nova era no compartilhamento de fotos e na mídia social.
Desde então, o Instagram evoluiu muito, apresentando novos recursos, ferramentas e funcionalidades que permitem aos usuários expressar sua criatividade e se conectar com outras pessoas de todo o mundo. E ainda continua sendo um ótimo lugar para postar fotos de cachorros.
5 – Um ovo já foi a foto mais curtida do Instagram
Hoje em dia a foto mais curtida do Instagram é a de Lionel Messi segurando a taça da Copa do Mundo de 2022, onde a sua seleção Argentina se tornou campeã. Porém, esse recorde vem sendo batido de tempos em tempos e antes dessa foto, a mais curtida da rede social era uma foto de um ovo, simplesmente.
A imagem do ovo foi postada em 2019 com o intuito de passar a marca de likes que pertencia a influencer Kylie Jenner na época, e conseguiu o fato. Ao menos até a chegada da Copa do Mundo. Qual será a próxima foto mais curtida?
6 – Por 2 anos, a plataforma era exclusiva para o iPhone
Muitas pessoas não sabem, mas o Instagram foi originalmente lançado exclusivamente para dispositivos iOS em outubro de 2010. Demorou cerca de dois anos para que a plataforma fosse disponibilizada para usuários de Android, e a versão Android do Instagram foi lançada em abril de 2012.
A decisão de lançar o Instagram para Android foi amplamente vista como uma jogada estratégica para expandir a base de usuários da plataforma, uma vez que o sistema operacional Android é o mais popular do mundo para dispositivos móveis. A disponibilidade do Instagram para Android ajudou a impulsionar ainda mais a popularidade da plataforma, permitindo que milhões de novos usuários se juntassem à comunidade de compartilhamento de fotos e vídeos.