blank blank

ActiveSync


Tradicionalmente, a sincronização do Windows Mobile com o desktop é feita usando o ActiveSync, que permite sincronizar a agenda, contatos e e-mails com o Outlook, além de servir como um conduíte para a comunicação de outros programas. Ele está disponível no: http://www.microsoft.com/windowsmobile/

Com o lançamento do Vista, ele foi sucedido pelo Device Center, que oferece basicamente as mesmas funções, mas utiliza uma interface sensivelmente aprimorada. Ele é capaz de detectar o modelo do dispositivo, quando plugado, oferecendo apenas as funções que se aplicam a ele. O Device Center está disponível no: http://www.microsoft.com/windowsmobile/devicecenter.mspx

Da primeira vez que o smartphone é conectado ao PC, o ActiveSync permite que você crie uma parceria entre os dois. É nesse ponto que você define qual será o comportamento padrão do ActiveSync, marcando os itens que serão sincronizados e escolhendo entre sincronizar o PC com o smartphone (onde os dados do smartphone substituem os do PC) ou sincronizar o smartphone com o PC.

Usando qualquer uma das opções de sincronismo automático, ele é iniciado automaticamente sempre que o dispositivo é plugado, o que é prático, mas ao mesmo tempo perigoso, já que é muito fácil perder dados devido a descuidos ou acidentes diversos. Antes de sincronizar, certifique-se também de estar usando uma cópia limpa do Outlook, caso contrário você vai acabar com uma mistureba de dados antigos e novos.

Tanto o ActiveSync quanto o Device Center são vinculados ao uso do Outlook, de forma que os recursos de sincronização ficam comprometidos se você não o utiliza. Existem plugins para sincronismo com o Evolution no Linux, por exemplo, mas eles são limitados. Este é um dos motivos dos smartphones com o Windows Mobile serem mais populares dentro das empresas do que entre os usuários domésticos, já que todos os principais diferenciais da plataforma são condicionados ao uso do Windows, Outlook e Exchange. O Windows Mobile é apenas uma peça dentro do portfólio de soluções da Microsoft e perde muito de sua utilidade quando usado de forma isolada.

Concluindo, existe também uma versão do ActiveSync para o próprio Windows Mobile, que vem pré-instalada em todos os aparelhos a partir do Windows Mobile 5. A função dele é permitir o acesso a um servidor Exchange (sem precisar do PC), o que pode ser feito usando a rede Wi-Fi, via EDGE ou 3G ou mesmo usando a conexão do PC, compartilhada via Bluetooth ou USB. Veja mais detalhes no tópico sobre e-mail móvel.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário