VoiP

 Com relação ao uso do VoIP, temos um embate entre o todo-poderoso Skype e o Ekiga, que simboliza a briga entre o SIP (o protocolo aberto usado pela grande maioria dos serviços de VoIP) e o protocolo proprietário do Skype.

Embora seja um programa proprietário, o Skype é bastante popular também no Linux. Não é comum encontrá-lo pré-instalado nas distribuições (já que ele tem o código-fonte fechado), mas você pode baixá-lo no: http://skype.com/products/skype/linux/.

Assim como no caso do Opera, estão disponíveis pacotes para várias distribuições, incluindo o Debian, Mandriva, Fedora e SuSE. Estão disponíveis também dois pacotes genéricos, que podem ser usados em caso de problemas de instalação com os principais ou no caso de distribuições que não estejam na lista, como o Slackware, Gentoo e outros.

Como comentei no capítulo do Slackware, o “Dynamic binary tar.bz2” é um arquivo compactado, onde você só precisa descompactar e executar o programa de dentro da pasta. Você pode, inclusive, descompactá-lo dentro do seu diretório home e executar o programa a partir daí, sem nem precisar usar a senha de root. Para funcionar, o Skype precisa da biblioteca Qt, de forma que você precisa ter o KDE ou pelo menos as bibliotecas base do KDE instaladas.

A segunda opção, menos passível de problemas, é o “Static binary tar.bz2 with Qt 3.2 compiled in”, um arquivo um pouco maior, que contém uma cópia interna das bibliotecas necessárias. Esta é a opção “à prova de falhas”, que realmente vai funcionar em praticamente qualquer ambiente.

O grande problema com o Skype é que ele é compatível apenas com seu próprio protocolo. Devido a isso, ele funciona bem ao ligar para outros usuários do Skype (ou para telefones convencionais usando o Skype Out), mas ele não se integra a outros serviços, o que nos leva ao Ekiga.

O Ekiga começou como o “GnomeMeeting”, um cliente de comunicação compatível com o antigo Netmeeting da Microsoft. Conforme foi evoluindo, ele passou a incorporar suporte a mais codecs e protocolos, se tornando um cliente SIP e de vídeo-conferência de uso geral.

O principal atrativo do Ekiga é que ele pode ser usado em conjunto com serviços de VoIP baseados no protocolo SIP e até mesmo ser integrado a servidores Asterisk, para o desenvolvimento de soluções próprias.

Boa parte do hype em torno do SIP é derivado da possibilidade de integrá-lo ao sistema telefônico tradicional (que dentro da terminologia VoIP é chamado de PSTN, ou “public switched telephone network”), permitindo fazer ou receber ligações através do PC ou de qualquer outro dispositivo rodando um cliente compatível (como um smartphone, ou mesmo uma TV).

Além da flexibilidade (você pode se logar na sua conta e receber as chamadas em qualquer lugar do mundo, desde que tenha conexão com a web), essa integração pode representar uma grande economia, já que você passa a pagar ligações locais, em vez de chamadas DDD ou DDI.

Os endereços SIP funcionam de forma muito similar aos endereços de e-mail, contendo o nome do usuário e o domínio do serviço do qual ele faz parte, como em “sip:fulano@ekiga.net” ou “sip:ciclano@vono.net.br”. Desde que exista conectividade entre os serviços (ou seja, que os provedores suportem peering), é possível fazer ligações para usuários de outros domínios, da mesma maneira que você pode enviar um e-mail a partir do Gmail para um usuário com conta no Yahoo, por exemplo.

É justamente devido a essa integração que o SIP é apontado como o “futuro da telefonia”. Imagine que em um futuro talvez não tão distante, os endereços SIP possam passar a ser substitutos para os números de telefone, permitindo que você ligue para pessoas de qualquer lugar do mundo, pagando uma tarifa fixa, ou mesmo não pagando nada.

O Ekiga oferece também suporte a diversas contas simultâneas, o que permite que você integre várias contas diferentes (Vono, Talky, Gizmo5, etc.) no mesmo PC, passando a receber chamadas em todas as redes e em eventuais números de entrada ativados nelas.

Para isso, clique na opção “Editar > Contas > Adicionar”. O “registrador” é o domínio usado pelo serviço (como em “vono.net.br”) e os campos “usuário” e “login de autenticação” (dentro das opções avançadas) são preenchidos com seu login dentro do serviço:

A opção “Tempo de registro esgotado” determina a periodicidade com qual o Ekiga reconectará ao serviço. Em uma conexão direta, o registro a cada 3600 segundos funciona bem, mas se você estiver usando um firewall, ou conectando através de um gateway com o firewall ativo, é provável que você deixe de receber chamadas 3 minutos depois de abrir o Ekiga, devido ao default do iptables em encerrar as conexões depois de 3 minutos e de descartar pacotes UDP destinados a portas sem conexões ativas. Para solucionar o problema, reduza o tempo de registro para 180 segundos.

Se você estiver tendo problemas para fazer ligações, acesse o “Codecs de Áudio” dentro da configuração e certifique-se de que o protocolo GSM está ativado e está em primeiro na lista. O GSM é um protocolo de compressão de áudio bastante eficiente, que utiliza apenas 13.2 kbps de banda e oferece uma qualidade de chamada similar à uma (boa) chamada via celular. Muitos serviços (incluindo o Vono) suportam apenas o GSM, de forma que ele precisa ser usado como default. Nesse caso, não faz diferença marcar ou não os outros protocolos, pois eles não serão usados:

O Ekiga suporta também o protocolo STUN, que permite receber ligações mesmo ao utilizar uma conexão via NAT, ou ao usar um firewall sem portas abertas. Ele é ativado automaticamente pelo wizard de configuração inicial, conectando ao “stun.ekiga.net”, que é um servidor mantido pelos próprios desenvolvedores.

Caso opte por não utilizar o STUN, é necessário que você configure o roteador da rede (e o firewall local, caso usado) para encaminhar a porta 5060 UDP para a sua máquina.

Voltando à questão das contas, na maioria dos serviços, existe a opção de obter um número de entrada, que permite que seus amigos liguem para você discando para um número fixo. No Vono, por exemplo, você tem direito a um número de entrada a partir do plano de 25 reais mensais, o que acaba sendo uma boa solução para quem dispensou o telefone fixo. As ligações também funcionam bem usando conexões 3G e você pode inclusive comprar números de entrada adicionais em outras cidades:

A opção “Conta PC-To-Phone” no menu é uma parceria entre o Ekiga e o Diamondcad.us, um serviço que permite realizar chamadas do PC para telefones fixos e celulares, similar ao Skype Out. Embora o Diamondcad.us seja uma serviço baseado nos EUA, você pode comprar créditos usando o PayPal. As tarifas para o Brasil são competitivas com as do SkypeOut (e um pouco mais baixas que as do Vono) e a qualidade das ligações é boa.

Mais uma dica, tanto ao usar o Skype quanto ao usar o Ekiga, é utilizar um headset USB, em vez de ficar perdendo tempo com os ajustes das saídas analógicas da placa de som. Os headsets USB utilizam um padrão comum, o USB HID e são detectados automaticamente pelas distribuições Linux atuais, o que permite que você os use tanto no Skype quanto no Ekiga sem complicação.

Para que o som da campainha ao receber chamadas saia pelas caixas de som (em vez de sair apenas pelo headset USB) no Ekiga, indique a placa de som no “Editar > Preferências > Geral > Dispositivo de Som > Dispositivo de saída alternativo”.

Concluindo, temos o Asterisk (http://www.asterisk.org), uma solução profissional, que permite transformar um PC comum em uma central PBX, capaz de realizar tanto chamadas via Internet, quanto através de uma linha telefônica convencional (usando uma placa adaptadora).

Uma vez configurada a central, você pode fazer chamadas a partir de qualquer um dos micros da rede local (usando o Ekiga, ou outro software) para micros em outras redes, ou mesmo para telefones fixos ou celulares. A ideia neste caso é que a chamada seja feita via internet até um outro servidor Asterisk localizado na cidade destino e deixar que ele realize uma chamada local para o telefone, economizando o interurbano.

É possível também integrar servidores Asterisk com outros serviços, fazendo com que, por exemplo, as chamadas entre duas filiais de uma empresa sejam feitas diretamente entre os servidores Asterisk e as chamadas para números externos sejam feitas através do Vono, ou de outro serviço terceirizado.

O Asterisk ainda está longe de ser uma solução fácil de usar, mas está crescendo rapidamente, adotado na infra-estrutura de comunicação de inúmeras empresas. Você pode pensar no Ekiga como sendo o cliente, que você usa nos desktops e no Asterisk como o servidor, que é usado quando você quer desenvolver uma solução própria de telefonia, sem depender de um serviço externo.

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