FreeNX no Mandriva

Como disse a pouco, o FreeNX usa o SSH como meio de conexão. Por isso, antes de mais nada, você deve ter o servidor SSH instalado e ativo.

Para instalar o servidor SSH no Mandriva, use o comando:

# urpmi openssh-server

Para ativar o servidor, depois de instalado, use o comando:

# service sshd start

O pacote do FreeNX não faz parte dos CDs de instalação, mas está disponível nos repositórios “contrib”, que contém justamente pacotes extra-oficiais, mantidos por colaboradores. Por padrão, o Mandriva procura por pacotes apenas nos CDs de instalação, por isso é necessário configurar o sistema para usar o repositório adicional. Para isso, acesse o: http://easyurpmi.zarb.org/.

Selecione a versão do Mandriva que está usando e marque a opção para adicionar a mídia “contrib”. Um mirror que é rápido, no meu caso, é o “USA (mirrors.usc.edu)”. O Easyurpmi lhe devolve o comando que deve ser executado como root para adicionar a mídia escolhida, como em:

# urpmi.addmedia contrib ftp://mirrors.usc.edu/pub/linux/distributions/\
mandrakelinux/official/2005/i586/media/contrib with media_info/hdlist.cz

Você pode colar o comando no terminal usando o botão do meio do mouse. Ele vai baixar o pacote hdlist.cz, que contém os índices dos pacotes disponíveis no endereço. Depois de terminado, instale os pacotes usando os comandos:

# urpmi tcl
# urpmi freenx

Para concluir a instalação, o urpmi baixará um conjunto de pacotes (dependências do FreeNX), alguns baixados a partir do contrib e outros copiados dos CDs de instalação. Para concluir a instalação, ajuste as chaves de autenticação, usando os comandos:

# chmod 640 /var/lib/nxserver/nxhome/.ssh/client.id_dsa.key
# mv /var/lib/nxserver/nxhome/.ssh/authorized_keys2 \
/var/lib/nxserver/nxhome/.ssh/authorized_keys

Falta, agora, adicionar os usuários que terão acesso remoto ao servidor NX, usando (para cada um) os comandos:

# nxserver –adduser tux
# nxserver –passwd tux

Só para ter certeza, verifique se o servidor SSH e o FreeNX Server estão inicializados:

# service sshd start
# nxserver –start

O pacote com o FreeNX do Mandriva não oferece a opção de usar a chave de encriptação do cliente da NoMachine durante a instalação. Por isso, depois de configurar o servidor você ainda precisará copiar o arquivo com a chave gerada durante a instalação do servidor para cada cliente que irá acessá-lo. Você pode usar o próprio SSH para transferir os arquivos (usando o scp, sftp ou o fish:// do Konqueror), usar um pendrive ou qualquer outra forma que ache prática.

Copie o arquivo “/var/lib/nxserver/nxhome/.ssh/client.id_dsa.key” para a pasta “/usr/NX/share/” de cada cliente. Depois de copiar o arquivo, acerte as permissões de acesso (em cada cliente) usando o comando “chmod 644 /usr/NX/share/client.id_dsa.key”. No caso dos clientes Windows, copie a chave para dentro da pasta “C:\Program Files\NX Client for Windows\share” e verifique se o arquivo está com permissão de leitura para todos os usuários.

Se você não quiser ter este trabalho todo para copiar e gerenciar as chaves (o que é problemático quando o mesmo cliente precisa se conectar em diferentes servidores), é possível forçar o servidor FreeNX no Mandriva a usar a chave padrão da NoMachine, como nos pacotes para o Debian e Ubuntu, usando o comando:

# nxsetup –install –setup-nomachine-key –force

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X