FreeNX no Fedora

A instalação do FreeNX no Fedora é bem simples, graças ao trabalho do Rick Stout, que há várias versões mantém os pacotes necessários. Você pode baixar os pacotes no:

http://fedoranews.org/contributors/rick_stout/freenx/

Na página estão disponíveis pacotes para várias versões do Fedora. Você vai precisar de dois pacotes: o nx e o freenx. Para o Fedora 5, por exemplo, você baixaria os pacotes “freenx-0.4.9-050test7.FC5.1.noarch.rpm” e “nx-1.5.0-7.FC5.1.i386.rpm”.

Comece usando o yun para baixar os pacotes expect e nc (as dependências) e, em seguida, use o comando “rpm -Uvh” para instalar os dois pacotes previamente baixados:

# yum install expect nc
# rpm -Uvh freenx-0.4.9-050test7.FC5.1.noarch.rpm
# rpm -Uvh nx-1.5.0-7.FC5.1.i386.rpm

O segundo pacote inclui um script de instalação, que se encarrega de rodar o comando nxsetup e cadastrar um login de usuário no NX.

Assim como no Mandriva, o pacote do Fedora usa uma chave personalizada ao invés da chave da NoMachine, por isso é necessário fazer a instalação manual das chaves, copiando a chave de encriptação gerada pelo servidor para cada cliente. Copie o arquivo “/var/lib/nxserver/home/.ssh/client.id_dsa.key” do servidor para a pasta “/usr/NX/share/” ou “C:\Program Files\NX Client for Windows\share” de cada cliente e certifique-se que todos os usuários têm permissão de leitura para o arquivo.

Ao invés disso, você pode simplesmente reconfigurar o servidor NX, de forma que ele use as chaves da NoMachine, usando comando:

# nxsetup –install –setup-nomachine-key

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X