Konqueror

O Konqueror é o browser nativo do KDE. Além de navegador, o Konqueror também serve como gerenciador de arquivos e pode ser expandido com novas funções. Na verdade, o Konqueror em si é composto por apenas algumas poucas milhares de linhas de código, responsáveis por criar a interface. Todas as funções usadas nele fazem parte do Kpart, uma biblioteca de componentes que pode ser usada em qualquer aplicativo do KDE, composta de coisas como funções para abrir menus, renderizar páginas html e assim por diante.

O Konqueror é intimamente relacionado ao KDE e as novas versões do navegador acompanham as novas versões do ambiente. É praticamente impossível atualizar o Konqueror sem atualizar junto as bibliotecas base do KDE e a maior parte do ambiente, por isso ele é o tipo de aplicativo que já vem pré-instalado e você não atualiza com tanta freqüência. Todas as distribuições que trazem o KDE instalam o Konqueror automaticamente.

Nas primeiras versões o Konqueror era bastante deficiente na parte de java-script e suporte a plugins, mas isso foi gradualmente mudando e ele tornou-se um browser bastante maduro a partir do KDE 3.0. Uma curiosidade é que o Safari (o navegador do MacOS X) é baseado no código fonte do Konqueror. A partir do KDE 3.1 o Konqueror adquiriu também o suporte a tabs (como no Firefox) e um corretor ortográfico integrado, que corrige suas barbeiragens ao postar em fóruns ou blogs.

A configuração dos plugins vai em “Configurações > Configurar Konqueror > Plugins”. Aqui você configura as pastas onde o Konqueror busca por plugins. Ao invés de exigir uma configuração específica, o Konqueror é desenvolvido para ser compatível com os plugins do Firefox ou Mozilla; por padrão ele já vem configurado para procurar nas pastas de plugins dos demais navegadores.

Ou seja, ao instalar o Flash ou Java no Firefox ou Mozilla, o plugin também será detectado pelo Konqueror. Ele procura por novos plugins durante a abertura do KDE ou ao usar o botão de procura manual.

No caso de distribuições que trazem apenas o Konqueror (como o Slax), sem o Firefox, você pode instalar os plug-ins seguindo as receitas anteriores copiando os arquivos ou criando os links dentro da pasta “/usr/local/netscape/plugins/” ou qualquer outra incluída na lista do Konqueror.

Como gerenciador de arquivos, o Konqueror também oferece muitos recursos. Se você, por exemplo, tem um monte de imagens dentro de uma pasta e quer fazer um álbum de fotos, vá em “Ferramentas > Criar Álbum de Imagens”. Clicando com o botão direito sobre um arquivo e indo em “Ações”, você abre um menu de contexto com opções relacionadas ao tipo de arquivo, como gravar um CD, mandar por e-mail, etc. No caso de uma imagem, aparecem opções para redimensionar, girar, converter para jpg, gif ou png, entre outras opções.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X